Acadêmicos realizam atendimento na Superintendência do Ministério do Trabalho

A partir de 13 de março de 2018 os alunos e professores do curso de Direito de Campo Grande realizarão atendimento jurídico gratuito na Superintendência do Ministério do Trabalho na capital, todas as terças-feiras das 8h às 11h. A atividade faz parte de um projeto de extensão da Faculdade de Direito (Fadir), que tem como objetivos: proporcionar o ensino jurídico no âmbito da prática forense previdenciária e trabalhista por meio do atendimento jurídico à comunidade; e a formação humanística dos acadêmicos aproximando a teoria da prática diante dos atendimentos reais à população.

A atividade se concentra nas áreas do Direito do Trabalho e Previdenciário e participam em torno de 24 acadêmicos, sob a coordenação do professor Aurélio Briltes. Segundo o coordenador os trabalhos de extensão, pesquisa e grupos de estudos dos casos jurídicos reais se estenderão também junto à Coordenação de Prática Jurídica da Fadir da UFMS. “É uma proposta inovadora de parceria entre UFMS e Superintendência do Trabalho, que teve início em 2015 e inclusive é estudada para aplicação em outros estados. É muito interessante para a formação acadêmica, pois propicia aos nossos alunos a prática da teoria aprendida em sala de aula e também uma formação social e humana. Muitos acadêmicos relatam surpresa ao ver que seu conhecimento, mesmo que ainda inicial enquanto profissional em formação, já faz a diferença na vida de tantas pessoas”, relatou.

A auxiliar de cozinha Denise do Carmo foi uma das atendidas no dia 13 de março. “Eu pedi ajuda para cálculo e rescisão e eles me explicaram muito bem  o que eu tenho de direito e o que devo fazer a partir de agora. Acho essa ação importante para os nossos empregadores terem mais responsabilidade com os funcionários, tem muitas coisas que eles falam para nós, mas na hora do trabalho não cumprem”, afirmou.

O acadêmico do sexto semestre, Zenilton Silva, lembra que o Direito é uma atividade muito dinâmica e que conhecer a real necessidade de cada atendido é essencial. “Por meio dessa prática podemos vivenciar o dia a dia de um advogado no mercado de trabalho e ainda auxiliar as pessoas que vêm com necessidades muito diferentes. Acredito que fazer esse acompanhamento direto de cada caso será gratificante”, elucidou.

O professor Aurélio Briltes ressaltou ainda, que  no decorrer do projeto, além da garantia do direito ao mínimo existencial da comunidade, haverá um conjunto de ações de caráter educativo e pedagógico, social e científico para prática jurídica especializada com intuito de propiciar a expansão e aperfeiçoamento também das instituições envolvidas: Ministério do Trabalho e Faculdade de Direito da UFMS.

A Superintendente Regional do Trabalho em MS, Viviane Lacerda, concorda que a parceria é vantajosa para todos os envolvidos. “Além dos benefícios para a formação acadêmica há também benefícios para a população porque os alunos são muito competentes. A UFMS é fantástica na formação de seus acadêmicos e eles estão sob a supervisão do professor Aurélio, que também tem muita competência na área e poderá passar as melhores orientações. É um ganho muito grande para todos e inclusive pretendemos estender essa atividade a outras cidades”, afirmou.

A Superintendência do Ministério do Trabalho fica na Rua Treze de Maio, n° 3214.