Acadêmicos plantam primeira muda de bosque em Campo Grande

Na manhã de hoje (28) os alunos do curso de Direito Pedro Dias Marques e Marçal Francisco Rodrigues plantaram uma muda de araçá na Cidade Universitária. Esta é a primeira de dez árvores previstas para o espaço localizado em frente ao estacionamento central, que já está sendo implementado para se tornar um bosque de convivência para toda a comunidade universitária.

O plantio faz parte da campanha Eu Respeito, que em junho possui como tema o meio ambiente. A proposta da ação surgiu do Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias (Cajef), do curso de Direito. “Nós quisemos justamente trazer essa questão da preservação mais próxima à realidade dos acadêmicos. Este é um plantio simbólico em celebração ao mês do meio ambiente, mas, a partir de setembro, mês da primavera, vamos buscar outras mudas de árvores regionais para compor o bosque”, explicou o presidente do Cajef, Pedro Dias Marques. Ainda de acordo com o acadêmico, a ideia é que cada uma das dez árvores represente um semestre do curso de Direito e que cada turma cuide daquela árvore a cada semestre.

“Parabenizo nossos alunos pela iniciativa que mostra sua preocupação com o meio ambiente. Nosso papel enquanto Universidade é motivá-los, pois é intrínseca à nossa missão, de promover uma formação de qualidade, a preservação de forma sustentável. Além de incentivar as diversas pesquisas na área, buscamos atender também, em nossas ações administrativas, à grande meta da ONU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lembrou o reitor Marcelo Turine.

Bosque Central

“Hoje este espaço é tido como de passagem e acesso às unidades, mas já iniciamos a colocação de pergolados e mais bancos para que o Bosque Central seja um local de convívio e permanência para toda a comunidade acadêmica. Queremos um ambiente agradável para um bate papo, para estudos e demais atividades dos alunos, técnicos e docentes. O intuito é inaugurarmos durante a SBPC”, disse a vice-reitora Camila Ítavo.

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Ariane Comineti – Fotos: Leandro Benites e Ariane Comineti