De 16 de janeiro a 03 de fevereiro de 2016 o Projeto Rondon levou ações voluntárias à cidade de Ladário (MS). Na operação, o projeto contou com equipes multidisciplinares formadas por acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados e da Universidade Uniderp-Anhanguera. Participaram alunos representantes da UFMS dos cursos de Enfermagem de Campo Grande e do câmpus de Coxim e da Pós-Graduação em Educação Ambiental.
O projeto tem como objetivo fazer com que a juventude universitária conheça a realidade multicultural e multirracial do Estado, oferecendo a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de vários municípios.
Foram realizadas atividades nas mais diversas instituições como na Casa de Acolhimento Institucional para menores, onde o intuito foi promover o diálogo sobre sexualidade, gênero e DSTs; dinâmicas motivacionais para gestores e servidores públicos; atividades do Grupo de Bem com a Vida, com o desenvolvimento de práticas e orientação aos idosos sobre Alimentação Saudável, bem como sobre o sexo na terceira idade, quebrando mitos e tabus; ações com o Projeto Desafio Saúde, no qual atividades que visam à prática de exercícios foram realizadas com a população; Intervenções nas Unidades Básicas de Saúde com mulheres, gestantes, homens e crianças; e um Mutirão contra a Dengue e um Sarau Cultural reunindo artistas locais como poetas, cantores e grupos de teatro, entre outras.
Para a acadêmica do 4º semestre do curso de Enfermagem Adamerflan Gouveia de Sene a experiência foi maravilhosa e muito construtiva, pois a trouxe não somente o crescimento profissional, mas como pessoa/ser humano, aprendendo a enxergar o outro em sua totalidade. Para o Coordenador do Projeto, Luiz Henrique Valverde a ação foi grandiosa no sentido único da vida, reunindo pessoas diferentes com um único propósito: Levar amor e conhecimento aos que precisam.