Acadêmicos participam de pesquisa para Índice de Universidades Empreendedoras

Com o objetivo principal de identificar as práticas e iniciativas empreendedoras das Instituições de Ensino Superior (IES), o Índice de Universidades Empreendedoras  quer mapear em cada Universidade os eixos  cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

A elaboração deste índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades no ano de 2017, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF).

No Universidade Empreendedoras de 2016, as universidades destaques em cada um dos eixos variam em regiões como o nordeste (a exemplo da UFRPE e UFC) e sudeste (como a USP, UNICAMP e PUC RIO) e foram disponibilizados também no estudo cases de sucesso das universidades analisadas.

O estudo que tem a etapa de pesquisa, coleta de documentação e mensuração de resultados, está na fase inicial com a divulgação da Pesquisa de Percepção, para entender como os universitários enxergam seus locais de estudos, quais as oportunidades que são dadas a ele, e quais são os potenciais de melhorias. Cada Universidade irá receber um estudo, com detalhes sobre cada número e possíveis ações para tentar debater sobre essas mudanças.

A embaixadora da UFMS do Índice de Universidades Empreendedoras, Drienne Moreira Pazin, graduanda de Engenharia de Produção do Campus de Três Lagoas, disse que é muito gratificante representar a Universidade em um Índice de tamanha importância e ressalta o papel de todos os alunos para a construção do mesmo, “A UFMS participa pela primeira vez do índice, e precisamos ver e avaliar nossos resultados em comparação à outras universidades.”.

Para participar, responda a pesquisa de percepção no link https://pt.surveymonkey.com/r/IUE2017.