Estudantes de Jornalismo da UFMS são finalistas em prêmio da Famasul

Todos os finalistas da categoria Universitário do Prêmio Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) de Jornalismo 2019 são estudantes do curso de Jornalismo da UFMS. Este ano, a premiação teve como tema “A tecnologia do campo conectada com a cidade” e foi dividida em seis categorias: Fotojornalismo, Radiojornalismo, Universitário, Impresso, Telejornalismo e Webjornalismo.

As acadêmicas Gabriela Kischelvski Dalago e Gabrielle Tavares Rodrigues produziram a matéria “Universidades de Mato Grosso do Sul recebem recursos para pesquisas em tecnologia na agricultura”, que aborda as pesquisas desenvolvidas em universidades do estado, com intuito de solucionar, por meio da tecnologia, problemas na agricultura. A finalista Rafaela Flôr mostrou o projeto “Carne com Ciência”, criado para desmitificar e quebrar barreiras sobre a produção do gado de corte e o consumo de carne bovina, na matéria “Bem-estar animal aumenta produtividade e ganho financeiro do produtor”. Os alunos José Victor Marçal Câmara, Mariana Moreira Azambuja, Rafaela Alves Moreira mostraram uma novidade na publicação “Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a produzir carne carbono neutro”, iniciativa que busca a produção de carne bovina com menor impacto para o meio ambiente, por meio da presença de árvores no entorno da área de pastagem.

“Quando foi divulgado que teria o prêmio da Famasul, eu e meus colegas decidimos produzir um texto pensando no concurso. Foi um desafio, pois não tínhamos familiaridade com o assunto, mas nos surpreendemos com a importância do projeto desenvolvido pela Embrapa. Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a produzir carne carbono neutro. Estamos muito ansiosos para o dia da premiação”, relata a finalista Rafaela Moreira, sobre o processo de desenvolvimento da matéria para submissão ao Prêmio.

A diretora técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt, explica que os critérios adotados para julgamento dos trabalhos tiveram como base a fidelidade ao tema, conteúdo, criatividade e originalidade. Além de técnica no caso da categoria fotojornalismo, e estrutura textual, nas demais. “Realizamos o Prêmio Sistema Famasul de Jornalismo com objetivo de reconhecer o trabalho de comunicadores que, com responsabilidade e comprometimento, cumprem com seu papel de informar a sociedade sobre o setor agropecuário em Mato Grosso do sul. A escolha das produções com maior destaque é levada sempre em consideração a sustentabilidade dos produtores rurais do estado. Todos os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação composta por um corpo de jurados de renome nacional, formado por profissionais da comunicação e especialistas do setor”.

A premiação será realizada no próximo dia 14, a partir das 8h30, na sede do Senar MS. A programação ainda inclui a palestra da jornalista Kellen Severo, especialista em economia, agronegócio e apresentadora do Canal Rural.

Confira a lista completa dos finalistas do Prêmio Sistema Famasul de Jornalismo 2019:

Categoria Fotojornalismo:

João Garrigó – Campo Grande News

Marco Miatelo – Diário Digital

Categoria Radiojornalismo:

Gabi Couto – CBN Campo Grande

Jaqueline Naujorks – Morena FM

João Flores – Rádio Web MS

Categoria Universitário:

Gabrielle Tavares e Gabriela Dalago – UFMS (Acesse aqui)

José Câmara, Mariana Moreira e Rafaela Alves – UFMS (Acesse aqui)

Rafaela Flôr – UFMS (Acesse aqui)

Categoria Impresso:

Aline Oliveira – Correio do Estado

Bruno Arce – O Estado MS

Rosana Siqueira e Aline Oliveira – Correio do Estado

Categoria Telejornalismo:

Carlos Cruz e equipe – TV Morena

Evelyn Souza e equipe – TV Morena

Karol Peralta e equipe – Agro Brasil TV

Categoria Webjornalismo:

Ariosto Mesquita – Agroin

Tatiana Marin – Campo Grande News

Valdelice Bonifácio – Diário Digital

 

Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo)