Acadêmicos de Engenharia de Software desenvolvem sistema para desafio internacional

Cinco acadêmicos do curso de Engenharia de Software desenvolveram ao longo do semestre um sistema para aplicação de provas do Bebras International Challenge on Informatics and Computational Thinking, uma iniciativa internacional que visa promover a informática e o pensamento computacional entre estudantes de 5 a 19 anos.

Como a implementação do desafio Bebras é recente no país, ainda não havia um sistema próprio para a aplicação de provas aos estudantes brasileiros. Para solucionar este problema, o professor Amaury Antônio de Castro recorreu a Fábrica de Software da Faculdade de Computação (Facom) da UFMS. “Eu trabalho com olímpiadas científicas na Educação Básica e tive acesso a Fábrica através do edital de chamada, então fiz o projeto de desenvolvimento de um sistema para gestão dessa nova competição que a gente pretende trazer para o Brasil. A equipe da Fábrica aprovou a proposta e eu tive a oportunidade de conhecer esse espaço muito bacana de formação que é a Fábrica, com atividades bastante práticas e aplicadas diretamente ao desenvolvimento de softwares”.

A equipe que escolheu o projeto é composta por acadêmicos do curso de Engenharia de Software matriculados na Fábrica e o sistema foi desenvolvido no período de um semestre. “A gente selecionou esse projeto pelo intuito internacional e por ser um projeto grande e interessante. Estávamos na nossa área, porque já participamos de olimpíadas de programação, então acabamos gostando da proposta”, explica Renan Benatti Dias, um dos membros da equipe.

Neste semestre também foi desenvolvido pelos acadêmicos um aplicativo chamado “Ludi”, voltado para famílias que buscam sugestões de estabelecimentos que oferecem suporte e bem-estar para crianças pequenas.

 A Fábrica

A Fábrica de Software da UFMS é uma disciplina obrigatória do curso de Engenharia de Software, onde os acadêmicos podem vivenciar e aplicar na prática os conceitos aprendidos ao longo da graduação. O produto final é defendido perante uma banca de professores como Trabalho de Conclusão de Curso.

As propostas trabalhadas na Fábrica são submetidas por editais que são abertos no início de cada semestre. Qualquer pessoa física ligada à Universidade pode inscrever uma ideia, que será avaliada e, se aceita, será desenvolvida pelos estudantes. No momento há um edital aberto para o próximo semestre, com inscrições até o dia 30 de junho.

Texto e fotos: Leticia Bueno