Aberto período para pedido de auxílio financeiro para instalação e manutenção de equipamentos de laboratórios

Está aberto o prazo para coordenadores ou integrantes de projetos em andamento solicitarem auxílio financeiro para instalação e manutenção, preventiva ou corretiva, de equipamentos utilizados em laboratórios de pesquisa, de extensão tecnológica ou de inovação. As propostas podem ser submetidas até o dia 1º de novembro deste ano, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

Alguns dos objetivos da iniciativa são: apoiar projetos de pesquisa e de inovação da UFMS; fomentar ações de pesquisa de extensão tecnológica e de inovação relevantes para a sociedade, impactando a formação dos acadêmicos; gerar novos conhecimentos na consolidação da pesquisa e da pós-graduação no estado e no Brasil, além de proporcionar a integração dos laboratórios de pesquisa e de inovação com o ensino na graduação e pós-graduação da Universidade e fortalecer o movimento Parent in Science – em português, mães e pais na ciência.

“O objetivo é apoiar os projetos de pesquisa e de inovação da UFMS na concessão de auxílio financeiro para instalação e/ou manutenção de equipamentos de modo que a gente fomente ações de pesquisa de extensão tecnológica e de inovação relevantes para a sociedade. Inovações essas que têm impacto na formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação, gerando novos conhecimentos na consolidação da pesquisa e da pós-graduação no estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil, atingindo diretamente o crescimento e o fortalecimento das pesquisas da nossa Universidade”, diz a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo.

Neste ano, o investimento previsto é de até R$ 500 mil, distribuídos entre as propostas aprovadas. O valor de cada proposta deve se enquadrar nas faixas divulgadas no edital.

Requisitos

Para participar é necessário ser servidor efetivo da UFMS, coordenador ou membro de projeto de pesquisa em andamento com cadastro na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) ou ser coordenador de Unidade de Apoio (UAP) que atende os projetos de pesquisa, de extensão tecnológica e de inovação da UFMS. Além disso, é preciso ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, ter Open Research and Contributors Identification (ORCiD) e não ter pendências com a Propp como coordenador do projeto.

A proposta também deve estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2015.

O laboratório que comporta os equipamentos da proposta deverá ser cadastrado pelo responsável técnico na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Todos os equipamentos devem estar cadastrados e vinculados aos laboratórios da UFMS.

Impacto positivo

Segundo a pró-reitora da Propp, no ano passado, um total de 28 propostas foram contempladas. “Foram realizadas manutenções e/ ou instalações de 99 equipamentos de 24 diferentes laboratórios da UFMS”, diz Maria Lígia Macedo.

Uma das propostas contempladas envolveu a manutenção de equipamentos do laboratório Sintmol, do Instituto de Química (Inqui). “Entre esses equipamentos posso destacar a manutenção de reator de um litro, que será usado na pesquisa de processo de fermentação para produção de antibióticos, além de outros equipamentos de menor porte, como estufas e também equipamento que determina atividade antimicrobiana, antifúngica e outras atividades biológicas”, diz o pesquisador Adilson Beatriz que é um dos coordenadores do laboratório.

Na avaliação do coordenador, a liberação de recursos por meio de editais é de grande importância para a pesquisa. “ A manutenção, conserto de equipamentos utilizados causam impacto muito positivo na qualidade e na continuidade das pesquisas no laboratório”, diz.

Confira o edital na íntegra.

Texto: Christiane Reis