Aberto período para cadastro das novas Ligas Acadêmicas

Está aberto o período para cadastro das novas Ligas Acadêmicas. As propostas devem ser apresentadas por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj), até o dia 1º de novembro deste ano e devem estar vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Global (ODS).

Segundo a responsável pela Diretoria de Inovação Pedagógica e Regulação, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, no ano passado estavam cadastradas 40 ligas, sendo que 28 ainda estão em andamento.

“O cadastro pode prever uma vigência de até 60 meses com realização de relatórios parciais, segundo calendário previsto em edital […]. Ligas novas ou que encerraram a vigência podem e devem realizar novo cadastro neste edital”, diz a diretora.

As ligas acadêmicas são entidades autônomas cadastradas na Prograd e são propostas e organizadas por um grupo de estudantes, sob a coordenação geral de um professor efetivo da UFMS. O objetivo é o aprofundamento didático de determinado conhecimento. “É uma forma de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, possibilitando uma socialização do saber com a comunidade, visando ainda sanar demandas sociais”, explica Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa.

Multidisciplinar

A professora Soraya Solon coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente (Lamsa). Segundo ela, o grupo tem média de 30 acadêmicos de diferentes cursos, em 2021 estiveram envolvidos estudantes de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Biologia e Pedagogia. A proposta é trabalhar a saúde do adolescente.

Na avaliação da coordenadora, os alunos aprendem além das disciplinas, enriquecendo em conhecimento e atividades complementares. “Cada liga possui sua força em um eixo, no caso da Lamsa, nossos alunos possuem oportunidades com extensão universitária com público adolescente e produção de resumos para eventos”.

Entre os estudantes, Júlia Lopes Ribeiro Fredo, do 5º semestre do curso de farmácia, é a atual coordenadora da Lamsa e destaca que participar do grupo contribui para a vida profissional e pessoal. “Diria para os estudantes que é um aprendizado pessoal, um aprendizado para a vida. Uma experiência que todos irão recordar, pelo menos eu sinto que vai ficar para sempre na minha memória, como uma coisa muito importante que eu consegui construir com o meu grupo”, declara.

Para mais detalhes sobre o cadastramento, acesse o edital.

Texto: Christiane Reis