Aberto período para cadastramento de Centros Acadêmicos

Representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos de graduação já podem fazer o cadastramento das entidades estudantis. O procedimento deve ser feito via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) da UFMS e o prazo encerra dia 31 de dezembro.

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, os CAs são importantes na representação dos acadêmicos. “Eles (CAs) são a voz dos estudantes daquele curso. Podem intermediar negociações com a administração da unidade setorial; com docentes; sobre benefícios que os estudantes podem ter no comércio do local onde eles estudam; intermediar negociação com as unidades da administração central, por exemplo, pró-reitorias e a própria reitoria, nos assuntos de interesse dos estudantes”, diz.

A intenção, conforme o pró-reitor, é a aproximação com os CAs e aumento da interlocução com os graduandos. “Os Centros Acadêmicos são órgãos de representação dos estudantes dos cursos de graduação, cada curso pode e deve ter um CA que represente os graduandos. Nós recomendamos fortemente que representantes de todos os Centros Acadêmicos façam o cadastro ”, reforça Albert Schiaveto.

Para o presidente do Centro Acadêmico dos Jovens Administradores e Empreendedores (Cajae), Gabriel Vitoriano Santos, que é acadêmico do 5º semestre do curso de Administração, o cadastro é de extrema importância. “O CA que não se cadastra junto à Universidade, não se regulariza de acordo com os critérios estabelecidos, ele perde a possibilidade de ter voz dentro do seu curso”.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Wellington Idino, também acredita que o cadastramento contribui para a formalização e reconhecimento dos CAs. “É uma oportunidade de abrir espaço institucional às entidades estudantis e também dar transparência da representatividade aos alunos da instituição”.

Para mais detalhes sobre o procedimento e benefícios do cadastramento, acesse o edital.

Texto: Christiane Reis