Aberto período de submissão de propostas científicas para a 71ª reunião da SBPC

Os membros da comunidade científica sul-mato-grossense já podem propor atividades científicas para compor a programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na UFMS, de 21 a 27 de julho de 2019, em Campo Grande, com o tema central “Ciência e inovação nas fronteiras da bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social“. Trata-se da maior reunião científica da América do Sul e a terceira maior do mundo, com previsão de participação de mais de dez mil pessoas.

Para enviar as propostas de atividades científicas é necessário preencher os formulários disponibilizados abaixo impreterivelmente até as 23h55 (horário oficial de Brasília) do dia 26 de novembro de 2018. Nenhuma outra forma de submissão será aceita. Alternativamente, as propostas de atividades para a 71ª reunião anual poderão ser enviadas por Sociedades Científicas Associadas à SBPC.

Todas as propostas de atividades serão analisadas em duas etapas. A primeira pela Comissão Executiva Local da reunião e posteriormente, caso aprovada, pela Comissão Nacional de Programação Científica, em reunião a ser realizada nos dias 12 e 13 de dezembro de 2018. A proposição de atividades, portanto, não pressupõe aprovação prévia.

Poderão ser submetidas as seguintes atividades:

1 – Conferência (CO) https://goo.gl/forms/q1BT4Ctr04u9haQs2

  • Os conteúdos deverão abordar o estado da arte da ciência associada ao tema que será tratado, apresentando-o segundo panorama nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • O conferencista nacional deverá possuir Currículo Lattes, ou justificar sua inexistência.
  • Horário: das 10h30 às 12h (1h de exposição e 30 min de discussão).

2 – Mesas-redondas (MR)https://goo.gl/forms/lHn4cLQ8nMkqqv892

  • A mesa-redonda deverá ser composta por três palestrantes e um coordenador. A função do coordenador será fazer um breve resumo dos Currículos dos palestrantes, controlar o tempo de exposição (30min cada) e ao final, se necessário, estimular e organizar o debate.
  • O coordenador pode ser um dos três palestrantes.
  • A participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento deve ser priorizada.
  • Os participantes não podem ser da mesma instituição.
  • Horário: das 15h30 às 18h (1h30min de exposição e 1 h de debate).

3 – Minicurso (MC)https://goo.gl/forms/6J9p6pIJSlYwuD5H2

  • Serão priorizados os MCs relacionados ao tema central da reunião anual.
  • Os MCs deverão ser ministrados por mestres ou doutores.
  • Será permitido no máximo dois ministrantes por minicurso. Não serão abertas exceções.
  • As ementas orientarão a escolha do MC pelos candidatos.
  • Os MCs podem ser direcionados a alunos de graduação, pós-graduação ou professores do ensino médio ou básico.
  • Cada MC deverá ter no mínimo dez inscritos para ser ministrado.
  • Data e horário: de segunda (22 de julho) a quinta-feira (25 de julho), das 8h às 10h, totalizando 8h de aula.
  • No dia 17/06/2019, será enviado ao(s) ministrante(s) do MC e à Sociedade Científica responsável o total de vagas preenchidas e será solicitada a confirmação ou não da realização do MC.

4 – Assembleias (AS) e Encontros (EN)https://goo.gl/forms/yox8qN6p5QD0t2Hx1

  • As AS e os EN são reuniões para discutir temas de interesse comum, considerando os objetivos do evento.
  • Essas atividades serão presididas por um coordenador, responsável pelo estabelecimento das normas de funcionamento para a sessão, que será a última atividade do dia e ocorrerá durante as tardes dos dias 22, 23 e 24 de julho (segunda, terça e quarta-feira).
  • Deve ser sugerida uma data para a realização dessas atividades, que será analisada e atendida na medida do possível.

Texto: Com informações da CI Circular nº 3/2018 – RTR (19/11/2018).