Aberto cadastro de equipes para competições de cunho acadêmico-científico

Equipes de estudantes que participam de competições de cunho acadêmico-científico representando a UFMS já podem realizar o cadastro junto à Universidade. O objetivo é a institucionalização e oficialização dos grupos.

“As equipes de competição incentivam a participação dos estudantes em atividades extracurriculares que podem contribuir de maneira significativa para sua formação profissional, propiciando vivências inovadoras, aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades, tanto no que diz respeito a conteúdos quanto às relações sociais no trabalho em grupo”, explica o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

Segundo o pró-reitor, podem realizar o cadastro grupos de estudantes pertencentes a um ou mais cursos de graduação que têm interesse em participar de competições acadêmicas e científicas locais, nacionais ou internacionais. Eles devem estar sob a coordenação de um servidor, que irá cadastrar a equipe de competição. “Como exemplos de competições de cunho acadêmico-científico podemos citar Olimpíadas de Matemática e Biologia para universitários, Competição de Robótica, Competição Universitária de Marketing, Competição de Gerenciamento de Supply Chain, Competição de Consultoria de Gestão de Negócios, Competição na área de Arbitragem em Direito Comercial Internacional, entre muitas outras”, citou.

Para o professor Amaury Antônio de Castro Junior, que auxilia o grupo Ararabots da Faculdade de Computação (Facom), o reconhecimento institucional das equipes de competição fortalece a participação. “Esta ação é muito importante porque contribui com a organização da participação das equipes da UFMS nas competições científicas, que são organizadas pelo país e até em nível internacional. Acho muito positivo, pois projeta, fortalece e torna-se mais coesa a participação da Universidade. A ação vem consolidar atividades que já vinham sendo realizadas na UFMS, mas sem muitas vezes uma visão institucional. Então esta é uma ação de acolhimento dessas participações tão importantes para a formação dos nossos acadêmicos. Nessas provas e competições são propostos desafios bem elaborados, que promovem o desenvolvimento técnico, profissional e a capacidade de trabalho em equipe dos nossos estudantes”, disse.

O cadastro das equipes deve ser realizado obrigatoriamente pelo SigProj até 30 de dezembro, conforme cronograma e procedimentos contidos na Instrução Normativa da Prograd nº 52/2021, para reconhecimento institucional.

As equipes de competição que já iniciaram suas atividades, por terem sido elaboradas no final do exercício de 2020 e/ou início de 2021, com as devidas documentações de aprovação, devem, obrigatoriamente, cadastrar o Plano de Trabalho neste edital, no sistema do SigProj.

Dúvidas ou solicitação de informações adicionais poderão ser encaminhadas ao e-mail seppe.prograd@ufms.br.

Confira a seguir o edital completo:

Download (PDF, 284KB)

 

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)