Aberto cadastramento de grupos de apoio de interesse social

Grupos organizados por estudantes ou servidores que atuam em ações não remuneradas de interesse social já podem ser cadastrados junto à UFMS. O objetivo é promover, valorizar e reconhecer as ações desenvolvidas pelos coletivos na Universidade que proporcionem espaços de acolhimento e trocas entre a comunidade acadêmica.

As inscrições podem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até 31 de janeiro de 2023, e a divulgação do resultado preliminar será feita até cinco dias após o término das inscrições no respectivo mês.

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza, a ideia é o cadastramento de grupos com atividades para a comunidade, para a melhoria da Instituição e da sociedade, “fortalecendo uma formação cidadã integral e humana dos nossos estudantes, além de promover o desenvolvimento sustentável do Brasil. Incentivamos fortemente a participação e a criação desses grupos de apoio, pois acreditamos que têm uma função fundamental para nossa comunidade acadêmica”, falou.

O grupo deve ser constituído por estudantes e/ou servidores com ações em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Cada grupo deve construir um plano de trabalho com algumas ações específicas. Podem ser propostas ações que variam de 12 meses a até 60 meses, ou seja, de 1 a 5 anos. A cada ano o grupo de apoio deve enviar um relatório simplificado, por meio também do Sigproj, para que seja avaliado como está o andamento das atividades deste grupo”, explicou o pró-reitor.

Entre os benefícios do cadastramento estão a possibilidade de solicitar a reserva de espaços físicos para reuniões junto à Proaes na Cidade Universitária ou junto às Unidades de Apoio ao Estudante nos Câmpus; participar de editais junto às Pró-reitorias; e ter o cadastro publicado e divulgado na página da Proaes.

Para a estudante de Pedagogia, Laiza Cristina Vale, coordenadora da Comunidade de Estudantes Universitários (CEU), o principal benefício de o grupo estar cadastrado é o encaminhamento de interessados nas atividades. “Muitas vezes os estudantes vão procurar redes de apoio dentro da Universidade por estarem sofrendo depressão, ansiedade e até mesmo sentimento de solidão por estarem longe da família e somos indicados como um grupo que acolhe. Estamos aqui para acolher mesmo as pessoas, abraçar, ajudar no que for necessário, seja físico, mental ou espiritual, que é o nosso foco”, disse.

Conforme a estudante, o objetivo da CEU é promover a amizade. “É fazer amigos para Jesus, fazer amizades que entendemos serem para a eternidade, fazer as pessoas que já conhecem a Cristo se aproximarem ainda mais dele e do nosso próximo, e apresentar Jesus às que ainda não o conhecem”, explicou a coordenadora. As atividades acontecem na Cidade Universitária, são reuniões semanais realizadas todas as terças-feiras, às 11h45, próximo à Concha Acústica. “Também fazemos atividades extras como reuniões ao pôr do sol para assistirmos juntos e estreitarmos nossos laços, reuniões em pequenos grupos como ‘células’ e também reuniões fora da Universidade”, apontou.

O edital com todas as informações sobre o cadastramento dos grupos de apoio pode ser acessado no portal da Proaes. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Formação Integrada (Sefi/Diiest) pelo e-mail sefi.proaes@ufms.br.

 

Texto: Ariane Comineti