Abertas seleções para empréstimo de 590 equipamentos tecnológicos e distribuição de 2,5 mil chips

Mais 390 chromebooks, 200 notebooks e 2,5 mil chips de dados serão distribuídos a estudantes de cursos presenciais da UFMS para auxílio de inclusão digital de acadêmicos em situação de vulnerabilidade, de forma a ajudar na realização das atividades do Ensino Remoto de Emergência.

“Com a pandemia, tivemos de nos reinventar para que os nossos alunos da UFMS possam continuar seus estudos, principalmente, aqueles alunos vulneráveis, com dificuldade de acesso à Internet, com dificuldade de ter equipamentos tecnológicos para isso. Nesse sentido lançamos dois editais importantes: um de inclusão digital para acesso à Internet por meio de chips de dados, de 20GB/mês e um para empréstimo de equipamentos tecnológicos”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

Os interessados podem concorrer ao edital de equipamentos tecnológicos e de chips de dados simultaneamente.

Chrome e Notes

No ano passado foram entregues 239 chromebooks e 58 notebooks. Nesse início de ano serão emprestados 390 chromebooks e 200 notebooks, a serem distribuídos para acadêmicos da Cidade Universitária e demais câmpus. Para isso, estão sendo investidos R$ 3 milhões.

Os equipamentos tecnológicos serão emprestados aos estudantes de graduação mediante assinatura de Termo de Empréstimo e Responsabilidade na Unidade Acadêmica, e serão devolvidos até o último dia do semestre de acordo com o Calendário Acadêmico, ou a qualquer tempo caso cancele a matrícula ou a critério da Administração Central ou da sua Unidade Setorial.

Podem participar da seleção estudantes com renda familiar per capita igual ou menor que um e meio salário mínimo, que estejam regularmente matriculados em curso presencial de graduação da UFMS, cursando, pelo menos, uma disciplina no ano letivo de 2021 e que não possuam equipamento tecnológico para realizar as atividades acadêmicas.

As inscrições podem ser feitas até 4 de abril, primeiro, com a atualização do questionário do estudante por meio do site questionario.ufms.br e, em seguida, com acesso ao sistema selecao.ufms.br.

Chips

Por meio do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação, mais 2,5 mil serão entregues nesse início de ano a estudantes economicamente vulneráveis, regularmente matriculados nos cursos de graduação ou de pós-graduação da UFMS e que necessitem de acesso à Internet para as atividades acadêmicas. No ano passado foram distribuídos 800 chips.

São requisitos para a seleção estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UFMS e ter cursado pelo menos uma disciplina no primeiro semestre de 2021; possuir renda per capita de até um e meio salário mínimo nacional vigente; e possuir acesso à infraestrutura tecnológica (celular, tablet, computador, notebook ou outro equipamento).

As inscrições também podem ser feitas até 4 de abril pelo sistema selecao.ufms.br. Outras informações podem ser obtidas em sefi.proaes@ufms.br.

Texto: Paula Pimenta