Estudantes de graduação de outras instituições de Ensino Superior, refugiados, e portadores de diploma de graduação podem se inscrever até 17 de julho no processo seletivo para ingresso em cursos de graduação da UFMS neste segundo semestre. O candidato deverá realizar o cadastro no Portal de Ingresso da Universidade.
Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Anderson Viçoso de Araújo, não é cobrada taxa de inscrição. “Este é um processo seletivo gratuito, sem provas, e que dá a oportunidade de ingressar em uma universidade pública de ensino de qualidade e referência nacional”, destaca o diretor.
Há vagas disponíveis em cursos presenciais e a distância distribuídos em todos os câmpus da Universidade nas áreas de Ciências Contábeis; Direito; Administração; História; Geografia; Letras; Pedagogia; Engenharias; entre outras.
O edital de transferência externa é publicado duas vezes por ano a cada semestre. Nos últimos três anos, foram cerca de 3100 inscrições. O estudante do 4º semestre de Zootecnia, João Antônio Chica Antonello, ingressou na Universidade no primeiro semestre deste ano por meio da transferência externa.
“Ano passado meu irmão ingressou na Universidade e eu não consegui. Por meio de amizades, fiquei sabendo do processo de transferência e resolvi tentar este ano, assim daria para morar com meu irmão e reduziria as despesas da família. Está valendo muito a pena e estou muito satisfeito”, pontua o estudante.
July Elen Vilas Boas é formada pela UFMS em Nutrição, e atualmente, cursa o 1º semestre do Curso de Engenharia de Alimentos. Ela conseguiu a vaga por meio do processo de portador de diploma.
“Sei o quanto o ensino é excelente, os professores são ótimos, na época em que fiz nutrição usei todos os recursos que a Universidade tinha, e tudo isso me ajudou a concluir o curso. Quando eu vi que abriu transferência para o Curso de Engenharia de Alimentos não pensei duas vezes, tem uma grade curricular incrível, os horários foram pensados em quem precisa trabalhar”, ressalta.
Conforme o edital, as vagas para o processo de transferência externa serão destinadas primeiramente para estudantes cujo o curso de origem tem o mesmo nome do curso de destino. E, posteriormente, para estudantes interessados em mudar de curso, desde que seja do mesmo grupo estabelecido.
Saiba mais detalhes no edital abaixo:
Texto: Mirtes Ramos