Abertas inscrições para solicitação de Auxílio Emergencial

Estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos presenciais podem participar do processo seletivo para receber Auxílio Emergencial. O benefício é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), destinado a assistir financeiramente aqueles que estejam passando por dificuldades socioeconômicas emergenciais, inesperadas e momentâneas, que podem colocar em risco sua permanência na UFMS.

O edital é em fluxo contínuo durante todo o ano letivo de 2023, as inscrições e o envio de documentos devem ser feitos até o 5º dia de cada mês, sendo que as entrevistas com os estudantes serão realizadas dos dias 10 a 15, com previsão de recebimento do auxílio até o 10º dia do mês seguinte à inscrição.

O pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto de Souza, explica que, diferente dos outros editais de assistência estudantil, este atende especificamente aqueles que passaram por mudanças bruscas no quesito socioeconômico. “Este auxílio depende de uma entrevista com um assistente social da UFMS, que trabalha com os nossos estudantes nas unidades de apoio dos câmpus, ou da Cidade Universitária”.

Segundo o pró-reitor, o auxílio tem a duração de três meses, podendo ser prorrogado uma única vez em 2023 pelo mesmo período, mediante nova solicitação do estudante e análise da pró-reitoria. O valor a ser recebido é semelhante aos dos demais recursos estudantis, porém a quantidade se limita a 20 auxílios.

Requisitos e procedimentos

Para se candidatar, o estudante deve possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio, não possuir curso superior, não receber nenhum auxílio ou subsídio da UFMS, e possuir situações agravantes de vulnerabilidade, como: desemprego próprio ou do provedor da família; falecimento do provedor da família; doença grave presente da Lista da Organização Mundial de Saúde; risco social após rompimento de vínculos familiares; e mudança de município para realizar graduação.

A solicitação para o Auxílio Emergencial deve ser feita em duas etapas, começando pela Atualização do Perfil do Estudante no Sistema Acadêmico. Nesta primeira parte, o candidato deve informar a renda per capita que consta na folha resumo do Cadastro Único, anexando o documento devidamente assinado. Na segunda etapa, deve acessar o Sistema de Seleção, preenchendo e incluindo o formulário de inscrição, e anexando todos os documentos que comprovem a situação atestada. Após conferir todos os dados, pode finalizar o cadastro.

Confira o edital na íntegra:

Ed._61-2023_-_Aux_Emerg

Texto: Agatha Espírito Santo