Abertas inscrições para Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário

Evento realizado pelo Curso de Audiovisual da UFMS está programado para setembro

Até 23 de junho, estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário – Desver. O evento é realizado pelo Curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e também integra a programação do Festival Mais Cultura, realizado anualmente pela UFMS.

“O Desver nasce em 2019, com o próprio Curso de Audiovisual da UFMS. O curso foi criado para atender uma demanda local, com perfil extensionista, com projetos que visavam a um grande público, incentivando a promoção da cultura em Campo Grande”, salienta o coordenador do Festival, professor Julio Bezerra.

Os interessados devem acessar a página do Desver, preencher e enviar o formulário e encaminhar, por e-mail, os materiais solicitados: três fotos de divulgação do filme, ficha técnica completa e comprovante de vínculo com instituição de ensino superior ou escola de cinema/audiovisual do diretor e de mais um integrante da equipe à época de realização do filme. O assunto do e-mail enviado deve ser: Inscrição + NOME DO FILME.

De acordo com o professor Julio, a produção deve ter sido realizada por estudantes de cursos universitários em nível de graduação, escolas e cursos livres reconhecidos pelo Ministério da Educação, nas áreas de cinema, audiovisual, comunicação, jornalismo, artes visuais e afins. São aceitos filmes ficcionais e não ficcionais, filmados e/ou em animação, com duração máxima de 25 minutos (incluindo os créditos). O regulamento completo pode ser conferido aqui.

“Como se trata de um evento feito com a colaboração intensa dos estudantes, o Festival acaba trabalhando na formação deles, pois estão inseridos na organização, seja na curadoria, na comissão do júri, produção e cobertura. Assim, eles acabam aprendendo muito antes e durante a realização do Desver, sob a supervisão dos professores do curso”, avalia coordenador do evento.

Segundo o coordenador, o Festival tem apresentado crescimento ao longo dos anos. “Percebemos de 2019 para cá, o Festival tem crescido e observamos um aumento nas inscrições para a Mostra Competitiva. Nossa expectativa é atingir mais de 140 curtas-metragens, que tem sido a média de filmes inscritos de todo o Brasil e até de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia”, conta Julio

Ele ressalta que a programação do Festival, além da mostra contempla outras atividades como oficinas. “Estamos fechando a programação de oficinas, que são sempre gratuitas. Acredito que teremos uma oficina sobre direção cinematográfica, outra sobre casting e preparação de elenco, que são demandas fortes dos estudantes do cursos e para além da UFMS”, diz.

“Neste ano também fomos contemplados com a Lei Paulo Gustavo. Isso nos permitirá ter no horizonte um Desver com mais atrações, mostras paralelas e convidados reconhecidos no cenário nacional, além de projeções com melhor qualidade. Também queremos trazer diretores e produtores selecionados para a Mostra Competitiva, fazendo com que o Festival e o curso de Audiovisual sejam cada vez mais conhecidos”, completa.

A programação completa deve ser divulgada em agosto. “Aqueles que têm interessem em participar devem ficar atentos à página do Desver e ao perfil do Festival no Instagram”, finaliza Julio.

 

Texto: Vanessa Amin