Inédito na UFMS, será ofertado a partir do segundo semestre deste ano o curso de Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes.
Com edital aberto na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenadora nacional do programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, as inscrições podem ser feitas até 12 de julho. Na UFMS, o curso será oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e abrirá 16 vagas, sendo oito vagas para Artes Visuais, quatro vagas para Música e quatro vagas para Artes Cênicas.
“A associação da UFMS e UEMS ao`Prof-Artes é resultado de um movimento interno de docentes dos cursos de Artes Visuais e de Música, contando com a colaboração de professores de Artes Cênicas da UEMS, e representa uma grande conquista para a área de arte em nosso Estado, sobretudo para o fomento à pesquisa e para estudos sobre o ensino de arte. Além disso, fortalece a pós-graduação da Faalc, pois agora temos cursos em todas as áreas que a compõem. Temos um grande desafio a nossa frente e, com certeza, teremos muito sucesso”, afirma a diretora da Faalc, Vera Penzo.
O programa pretende capacitar professores e professoras da rede pública de ensino, na área de Arte para o exercício da docência na Educação Básica e tem como linhas de pesquisa Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes e Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes.
“Esse mestrado profissional é mais um motivo de comemoração, quando celebramos 40 anos do curso de Artes Visuais na UFMS”, afirma o professor Paulo César Antonini de Souza, coordenador local do Prof-Artes.
O curso é gratuito e terá 24 meses de duração, com aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As aulas serão ministradas na Unidade oito da UFMS por professores das duas Universidades.
Além da Udesc, UFMS e UEMS, o Prof-Artes também é oferecido em outras 12 instituições: Universidade de Brasília (UnB); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal da Bahia (Ufba); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Maranhão (Ufma); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Pará (Ufpa); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); em conjunto pelas Universidade Estadual do Amazonas (UFAM) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UEA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pela Universidade Regional do Cariri (URCA), do Ceará.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail profartes.faalc@ufms.br.
Veja abaixo o edital.
Texto: Paula Pimenta