Abertas inscrições para financiamento de taxas de publicação e revisão de artigos científicos

Pesquisadores da Cidade Universitária e dos câmpus podem solicitar auxílio financeiro para o pagamento de taxas de publicação e serviços de revisão de língua estrangeira de artigos científicos. As submissões estão abertas, em fluxo contínuo, até 15 de novembro, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, a produção qualificada de artigos científicos é um importante critério adotado pela Capes para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e impacta diretamente no conceito dos programas. “As principais revistas científicas do Brasil e do mundo cobram taxas de publicação que, muitas vezes, são bem onerosas para que os pesquisadores possam custear com recursos próprios. Além disso, as revistas mais importantes, para muitas áreas do conhecimento, são internacionais e só publicam artigos redigidos em língua estrangeira, havendo predomínio daquelas que publicam exclusivamente trabalhos redigidos em inglês”, explica a pró-reitora. “O edital vai ao encontro desses dois desafios, oferece auxílio para os pesquisadores que precisam pagar taxas de publicação ou que precisam submeter seu artigo escrito em língua estrangeira à revisão de um especialista, o que aumenta as chances de o trabalho ser aceito para publicação”, reforça.

Com recursos oriundos da Universidade e do Ministério da Educação, o fomento à produção científica e tecnológica está entre uma das principais ferramentas da Universidade para agregar na formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação, gerar novos conhecimentos e promover a interação entre a UFMS e outros setores da sociedade. A iniciativa ainda incentiva professores, pesquisadores e técnicos-administrativos a participarem dos PPGs, fortalecendo assim os cursos de mestrado e doutorado da Instituição. 

Conforme o diretor de Pesquisa da Propp, Luiz Eduardo Roland Tavares, são válidas todas as publicações em períodos nacionais ou internacionais desde que atendam os critérios estabelecidos no edital. “O auxílio para a taxa de publicação pode ser solicitado para quaisquer revistas, independentemente de sua origem, desde que sejam classificadas como Qualis Capes A1 a A4 ou nos percentis correspondentes a esses estratos na Plataforma Scopus. Quanto ao auxílio para serviços de revisão em língua estrangeira, ele é exclusivo para artigos que serão submetidos para a publicação em revistas internacionais”, explica.

Outro destaque é o apoio ao movimento Parent in Science (Mães e Pais na Ciência), que busca oportunizar a discussão sobre a maternidade e a paternidade no universo científico do Brasil. Para participar, os pesquisadores devem ser servidores efetivos ou ter contrato temporário vigente com a Instituição, participar de um projeto de pesquisa em andamento devidamente cadastrado no Sigproj, possuir curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e possuir registro no Open Research and Contributors Identification (Orcid), um currículo internacional.

Os interessados poderão encaminhar mais de uma solicitação de auxílio, mas a preferência será dada para propostas que possuam estudantes do PPG ou de graduação como coautor, e também para pedidos feitos por pesquisadoras mulheres com maior número de filhos.

As faixas de financiamento das taxas de publicação variam conforme o Qualis Capes do quadriênio 2017-2020 e os pagamentos serão por meio do Cartão Pesquisa UFMS. A ação oferece também apoio financeiro de até R$ 1.000 para o pagamento de serviço de revisão de artigos científicos escritos em língua estrangeira para serem publicados em periódicos internacionais com Qualis A4 ou superior.

De acordo com o secretário de Projetos e Redes de Pesquisa e Inovação, Luiz Leandro Gomes de Lima, a publicação de um artigo científico é a forma mais comum de divulgação dos resultados de uma pesquisa científica. “É importante destacar que, muitas vezes, a qualidade da produção científica de um pesquisador é medida pelo seu histórico de publicações em revistas científicas detentoras de maiores fatores de impacto para cada respectiva área/subárea de conhecimento. Incluindo não só a quantidade de artigos publicados, mas também a qualidade dos periódicos científicos e a quantidade de citações que o artigo teve, pois isso indica que sua contribuição para o avanço da ciência foi reconhecida”, aponta.

A coordenadora do PPG em Biologia Vegetal, do Instituto de Biociências, Edna Scremin Dias, destaca que o apoio financeiro eleva o nível da produção científica desenvolvida na Universidade. “Quando o pesquisador consegue publicar um artigo científico em uma revista de impacto, quer dizer que a ciência que está sendo produzida é de interesse mundial e internacional. É importante destacar que esse recurso é um diferencial da nossa Universidade que estimula os pesquisadores a produzir e também fortalece os nossos programas de pós-graduação”, frisa.

Para obter mais informações e esclarecimentos, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa da Propp.

Confira o edital completo:

EDITAL (PROPP_RTR) n 57, de 23-02-2024.

Texto: Elton Ricci e Claiane Lamperth