Professores podem submeter propostas para obter recursos financeiros para a realização de aulas de campo. As inscrições estão abertas até 22 de maio, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), e os docentes têm a possibilidade de receber fomento de até R$ 5 mil. O edital tem o objetivo de contribuir com a formação dos graduandos por meio de atividades de natureza prática e que exigem deslocamento para fora da sede do curso.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, as atividades fora da sala de aula são importantes para auxiliar na construção do conhecimento. “A aula de campo é uma atividade prevista no Plano de Ensino da disciplina e se configura como importante recurso didático, facilitador da aprendizagem, que promove a relação entre os professores e os estudantes”.
Cada proposta pode receber até R$ 5 mil em apoio, sendo que o limite disponível para o primeiro semestre letivo é de R$ 20 mil. Quando a aula for realizada, por exemplo, na Base de Estudos do Pantanal, é possível solicitar o custeio de diárias para o motorista e o docente responsável, combustível e alimentação. Conforme o edital, não configura aula de campo a participação em palestras, exposições, manifestações, espetáculos, filmes, autógrafo de livros e publicações, convenções, congressos, workshops e outros eventos similares.
“A aula de campo pode contribuir muito para a melhoria da qualidade da formação do nosso estudante e possibilitar o desenvolvimento de competências específicas para o exercício profissional”, enfatiza o professor ao falar sobre a importância da participação dos professores na submissão de projetos.
Para inscrição, o docente deve utilizar o passaporte institucional, preencher as informações solicitadas e inserir, obrigatoriamente, o Plano de Ensino da Disciplina, com aprovação pelo Colegiado de Curso.
A publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 25 de maio. O resultado final será divulgado no dia 31, na página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Confira detalhes no edital:
Texto: Mylena Rocha