Aberta seleção de bolsistas para apoio no desenvolvimento do Plano Diretor de Porto Murtinho

Por meio do “Projeto Apoio ao desenvolvimento do Plano Diretor da Cidade de Porto Murtinho-MS”, a Universidade concede bolsas de extensão a estudantes de graduação da Cidade Universitária, em Campo Grande. As inscrições estão abertas até 30 de julho.

“A principal função de um projeto de extensão é conectar a Universidade com a comunidade a qual está inserida”, explica o coordenador do projeto Jeremias Sobrinho. “Para o aluno, isso é muito importante, pois ele já pode ir conhecendo alguns aspectos do seu futuro trabalho”, completa.

O Plano Diretor está sendo desenvolvido pela UFMS, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O projeto inclui o levantamento de informações e a formulação de propostas para mais de 50 aspectos físico-territoriais, entre eles indicadores sociais, desenvolvimento econômico, ocupação do solo, turismo, saúde e educação.

Segundo o coordenador, os alunos atuarão em apoio aos pesquisadores, de acordo com sua área de formação. Ao todo, serão selecionados quatro bolsistas, sendo duas vagas para atuação de cinco meses no projeto e uma oportunidade com vigência de seis meses, destinadas aos cursos de Arquitetura, Turismo, Psicologia e Pedagogia e para as áreas de Engenharia e Ciências Humanas. A última é voltada especificamente para estudantes interessados em mapas e cartografia, matriculados em cursos de Engenharia, Arquitetura e Geografia.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar o currículo lattes, histórico escolar e uma carta de intenção, além da ficha de inscrição, para a coordenação do projeto, via e-mail. De acordo com Sobrinho, na carta, o estudante deve se apresentar e responder às perguntas disponíveis no edital. O texto deverá conter as motivações pessoais, acadêmicas e profissionais do aluno para participar da equipe e como esta participação poderia contribuir para o desenvolvimento do trabalho.

A seleção será baseada na análise das atividades acadêmicas realizadas pelo estudante e nos resultados obtidos em entrevista remota. Essa etapa será realizada no dia 31 de julho, em horário agendado, entre as 14 e 21 horas.

O resultado está previsto para ser divulgado em 3 de agosto. Além das quatro vagas disponibilizadas, será composta uma lista de espera para convocação conforme a necessidade do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no edital a seguir:

Download (PDF, 197KB)

Texto: Thalia Zortéa