Aberta pré-seleção para mobilidade acadêmica na Universidade do Porto

Estudantes de graduação e pós-graduação interessados em mobilidade acadêmica na Universidade do Porto (U.Porto) têm até 18 de abril para participarem da pré-seleção realizada pela UFMS. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

“A U.Porto é uma universidade centenária de muito destaque em Portugal e na Europa e, assim como a UFMS, possui diversas faculdades nas mais diversas áreas de formação. Ela já tem uma dinâmica de receber estudantes internacionais e desde 2018, quando firmamos convênio com a instituição, temos estudantes participando desta mobilidade. Esta é uma oportunidade que abrange tanto a formação profissional, quanto a pessoal, uma vez que a experiência internacional e a vivência de uma outra cultura agregam muito ao estudante”, apontou o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira.

As oportunidades na U.Porto são para as faculdades de Arquitetura, Ciências da Nutrição e Alimentação, Letras, Desporto, Direito, Economia, Engenharia, Farmácia, Medicina dentária, Psicologia, Ciências da Educação, Ciências e Ciências Biomédicas. A mobilidade poderá ter duração de até um semestre e a previsão de início é em setembro de 2022.

“A pré-seleção será feita para selecionarmos estudantes que têm interesse em concorrer a uma vaga no programa de mobilidade, respeitando o limite das vagas disponibilizadas para a UFMS. Nesta etapa de pré-seleção o critério de avaliação será a média geral ponderada acadêmica, para que seja feita a classificação e a definição dos estudantes que poderão participar da fase seguinte, a submissão da candidatura diretamente à U.Porto, para que ela avalie e defina a aprovação do candidato”, explicou o diretor da Aginova.

 

Inscrições

Para participar é preciso ter 18 anos ou mais, estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da UFMS e assumir os gastos com o visto de estudante, transporte, hospedagem, alimentação e seguros de vida e saúde para estudar no país. Graduandos precisam ainda ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária do curso até a inscrição e também apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 6,5.

Para a inscrição, além de preencher o formulário disponível no Sigproj, o interessado deverá apresentar o histórico escolar e o currículo Lattes atualizados.

Todas as informações sobre a seleção podem ser acessadas no portal da Aginova, onde também serão publicados os próximos editais referentes à seleção. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Secretaria de Relações Internacionais serin.aginova@gmail.com ou pelo telefone (67) 3345-3945.

 

 

Texto: Ariane Comineti