Aspectos relevantes da cultura chinesa, conhecimentos panorâmicos de história, política, questões linguístico-culturais, valores e hábitos, interculturalidade e interação nas relações sociais e comerciais, relações acadêmicas, científicas e comerciais entre o Brasil e a China são alguns dos pontos a serem apresentados no Curso de Introdução à Cultura Chinesa, pela primeira vez ofertado aos estudantes de graduação da UFMS.
Organizado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com a Hebei Foreign Studies University, o curso será destinado a uma turma de 50 estudantes de graduação de diversas instituições associadas ao GCUB.
Em uma primeira etapa, na UFMS, por meio da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) e da Pró-reitoria de Graduação, será feita a pré-seleção de cinco candidatos.
Os interessados em concorrer às vagas devem fazer a inscrição pelo formulário on-line “Inscrição de pré-seleção de candidatos ao curso de Introdução à Cultura Chinesa” disponível no link Sigproj (sigproj.ufms.br) até a próxima sexta-feira, dia 7 de agosto.
“Cada universidade vai fazer uma pré-seleção. Por isso, estamos selecionando cinco candidatos, que vão se somar a outros, após seleção final pelo Grupo Coimbra. Essa é uma primeira ação do GCUB no segundo semestre de 2020, feito na modalidade a distância, e a ideia é que haja mais turmas sendo ofertadas posteriormente, além de ações também para alunos da pós-graduação para que a missão institucional, tanto do Grupo, como das universidades que buscam ampliar seu processo de internacionalização, não fiquem paralisadas nesse momento em que as atividades presenciais e as vivências internacionais estão prejudicadas”, explica o diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira.
A metodologia inclui leitura e discussão de artigos de livros, revistas e jornais, apresentação de filmes, música e vídeos; pesquisa e apresentação de seminários a partir de temas escolhidos pelos estudantes; exposição e manifestações culturais e artísticas e palestras proferidas por especialistas convidados. O curso será em português, com algumas atividades realizadas em inglês.
Com duração de 15 semanas, o curso terá periodicidade semanal, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h (horário de Brasília), por meio da plataforma de transmissão Zoom.
Os estudantes selecionados serão regularmente matriculados na universidade chinesa que oferece o curso e os créditos poderão ser aproveitados na UFMS de acordo com os regulamentos internos.
“A UFMS espera contar com cinco estudantes pré-selecionados que possivelmente farão parte dos 50 acadêmicos que cursarão esse curso de Introdução à Cultura Chinesa. Esperamos que os nossos estudantes tenham interesse em ampliar seus conhecimentos nessa excelente oportunidade”, afirma Saulo.
Veja abaixo o edital na íntegra.
Texto: Paula Pimenta