O Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) está em fase de coleta de dados de mais de 190 universidades de todo o Brasil. O objetivo é contribuir para a construção de um Brasil mais educador. Acadêmicos da UFMS podem colaborar com a pesquisa de percepção, disponível neste link.
O RUE foi desenvolvido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores com o apoio de outras organizações estudantis e da Triple Hélix Association. A análise aborda as práticas empreendedoras nas Universidades, levando propostas e sugestões dos próprios alunos de como melhorar as universidades em todo o país. Os indicadores avaliados pelo ranking e tidos como influenciadores no ecossistema empreendedor universitário são: extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura, capital financeiro e cultura empreendedora – os quais são utilizados como forma de avaliar as universidades e elaborar o ranking.
A UFMS tem implementado diversas ações para promover a cultura empreendedora entre docentes, técnicos administrativos e discentes como o incentivo ao movimento júnior, capacitações para professores, realização e participação de eventos e palestras sobre o tema.
Em 2017 a UFMS ocupou a 18ª posição no RUE. Em 2018 recebeu o selo “Instituição amiga do empreendedor”. Segundo o reitor Marcelo Turine ser uma universidade empreendedora significa olhar para educação de uma forma diferenciada, como um processo amplo de transformação social que liga o conhecimento científico com as necessidades da sociedade. “A UFMS busca cada vez mais potencializar a experiência dos alunos e prepará-los melhor para os desafios futuros”.
Texto: Ariane Comineti – com informações do Movimento Brasil Junior e do arquivo