As 14 imagens que irão estampar o calendário institucional de 2023 já foram selecionadas. As fotografias estão disponíveis para avaliação popular no perfil temporário da UFMS no Facebook, até 18 de setembro, para escolha da capa. A vencedora será aquela que obtiver o maior número de curtidas.
Em 2022, 74 imagens foram captadas por estudantes e servidores da Universidade. Todas elas passaram por uma comissão avaliadora nesta 6ª edição, com base nos aspectos técnicos e estéticos da linguagem fotográfica, como a composição, o enquadramento, a criatividade e o fortalecimento da imagem institucional. Em 2020, o concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos recebeu 39 imagens e, em 2021, foram 71 fotos.
A iniciativa, promovida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) desde 2017, busca incentivar a expressão artística e cultural da comunidade universitária com a percepção sobre os símbolos institucionais, a arquitetura, a cultura e a beleza da Universidade e mostrar a pluralidade de olhares presentes na UFMS.
Em 2021, a ação passou a ser realizada como projeto de cultura e as imagens selecionadas começaram a compor uma exposição itinerante. “A proposta leva um pouco dessa diversidade e celebra os talentos em todos os Câmpus e, com isso, fortalece a identidade institucional. Essa é uma ação que procura integrar a Universidade e todos os seus desdobramentos, o concurso, a exposição e o calendário trazem a participação coletiva da comunidade universitária”, explica a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro.
O resultado da votação será divulgado nas redes sociais institucionais e no portal da Universidade no dia 19 de setembro. Confira as imagens selecionadas: