A ciência que inspira será tema de webinar gratuito realizado de agosto a novembro

Tem início nesta sexta-feira, 20, a segunda edição do Webinar conjunto dos programas de Pós-graduação em Ciências dos Materiais (PGCM) e em Química (PPGQ). Ao todo são 12 encontros virtuais programados para os meses de agosto a novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do PGCM.

Esta é a segunda versão on-line do ciclo de palestras, que já é realizado há cinco anos. O tema desta edição é “A ciência que inspira” e as transmissões serão às sextas-feiras, a partir das 17h no horário de Mato Grosso do Sul.

“O objetivo é sempre trazer o debate científico por meio da apresentação de seminários. Temos recebido pessoas bastante importantes no cenário científico nacional e internacional, que têm contribuído muito não só na apresentação de temas técnicos, específicos, bastante próximos às nossas áreas de pesquisa, mas também em temas bastante gerais que são de interesse de toda a comunidade”, explicou o coordenador, professor Cicero Cena.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Interessados em ingressar nas salas virtuais podem se inscrever neste link e, no dia do evento, receberão o link para acesso no e-mail indicado na inscrição. “Ao final do ciclo haverá emissão de certificado para os participantes inscritos. O acesso para baixar o documento será no Sistema de Certificados da Universidade”, explicou o coordenador.

Entre os palestrantes desta edição estão o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin, que irá falar sobre o financiamento da pesquisa no Brasil; a doutora em História Social e graduada em Ciências Biológicas, Germana Barata, que irá falar sobre a responsabilidade de divulgar ciência; a doutora em Comunicação e graduada em Comunicação Social, Thaiane Moreira de Oliveira, que irá falar sobre o negacionismo; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Carlos Pinto, doutor e graduado em Engenharia Química, que irá falar sobre a importância de fazer pesquisa no Brasil.

O professor Cícero Cena observou que esse modelo virtual do evento permitiu que as discussões fossem bastante difundidas entre as diversas instituições dos estados e do país e permitiu ainda uma maior participação. “No primeiro ciclo também recebemos importantes cientistas do cenário nacional e internacional e foi uma discussão bastante rica porque são pessoas bastante experientes, com muita informação e vivência na área. Foi uma experiência bastante gratificante não só para nós docentes, mas também para os estudantes que acompanharam as palestras. Estamos muito felizes com essas ações e esperamos realizar mais ao longo dos próximos anos”, finalizou.

.

Texto: Ariane Comineti