Campanha Eu Respeito de outubro tem como tema a Pessoa

A Universidade é feita por pessoas: estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e colaboradores que, diariamente, contribuem para fazer da UFMS uma Instituição de ensino pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Pensando nisso, o tema da campanha Eu Respeito de outubro é a Pessoa. Em alusão ao mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor rosa. 

Para reconhecer a importância da diversidade, o mês inicia com a segunda edição do projeto UFMS promovendo a valorização das pessoas: contra homofobia, xenofobia, discriminação e racismo. A iniciativa realiza o primeiro evento entre os dias 2 e 5 de outubro, com o Encontro Nossa Voz: Identidades étnico-raciais, na Cidade Universitária.

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º, serão promovidas ações com exercícios físicos para movimentar os participantes da Universidade Aberta para a Pessoa Idosa. A primeira oficina realiza atividades físicas com elásticos, no dia 3. Já a segunda atividade será no dia 5, com oficina de esporte coletivo adaptado para os idosos. Ambas as ações ocorrem nas quadras da Universidade. 

Ainda no começo de outubro, a internacionalização da Universidade é incentivada por meio da Conferência UFMS Internacional 2023. O evento será realizado na Cidade Universitária no dia 5 e é direcionado para a comunidade universitária. Ainda para incentivar o contato para além das fronteiras, entre os dias 4 e 6 de outubro, a UFMS sedia pela primeira vez o 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, que reúne representantes de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai. A palestra de abertura do encontro será transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Outubro também é lembrado pelo dia das crianças, celebrado no dia 12. Para comemorar a data, as crianças atendidas pelas brinquedotecas da Cidade Universitária e dos câmpus participarão de atividades lúdicas. No câmpus de Chapadão do Sul, também haverá arrecadação de brinquedos até o dia 12. 

O mês também é marcado pela campanha Outubro Rosa, que visa promover a conscientização sobre prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero. A partir do programa Sou Mulher UFMS e Sou Idoso UFMS, estão previstas atividades de conscientização na Cidade Universitária e nos Câmpus de Três Lagoas e de Coxim. As ações serão destinadas para toda a comunidade.

Também em alusão ao Outubro Rosa, no dia 15 será promovida a  5a  Corrida e Caminhada Ninguém segura essa mulher, com a largada na Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, no bairro Jardim Parati. Com o incentivo do programa Sou Mulher UFMS, as 20 primeiras estudantes e servidoras que fizerem a inscrição serão isentas da taxa e receberão o kit para a corrida. 

A luta das pessoas com deficiência também é um tema importante, que será debatido entre os dias 17 e 27 de outubro. Com intuito de divulgar iniciativas de apoio à pessoa com deficiência e promover a inclusão, serão realizadas rodas de conversas, exposições e palestras direcionados para estudantes, pais e professores. 

Entre os dias  16 e 27, a UFMS promove a Semana do Lixo Zero, para mobilizar a sociedade e conscientizar sobre a sustentabilidade e preservação ambiental. As comunidades interna e externa da Cidade Universitária e dos câmpus serão convidados a participar de diversas atividades, como a coleta de lixo eletrônico, criação de horta, coleta de tampinhas e oficinas com plantas alimentícias não convencionais.  

Com foco nos servidores, será realizado o workshop Fuja do Golpe!, com orientações sobre a medidas de segurança contra fraudes financeiras. O evento será no dia 20, a partir das 13h30, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. 

Outro destaque da programação de outubro é o Integra UFMS, o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 23 a 27 de outubro, o Ginásio Moreninho será palco do conhecimento, com trabalhos técnicos, científicos, artísticos e culturais desenvolvidos por estudantes, egressos e servidores.

Neste mês, a Universidade reconhece a dedicação dos servidores, que desempenham um papel fundamental para a melhoria da educação superior. Em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28, será promovida a entrega de camisetas aos servidores efetivos e aos colaboradores terceirizados. No dia 27, às 8h, também será realizada a cerimônia de concessão do título de Servidor Emérito aos técnicos e docentes ativos e aposentados, no Teatro Glauce Rocha. 

A cultura não fica de fora na programação da campanha Eu Respeito de Outubro. O tradicional Grupo ACABA, que se inspira na beleza do Pantanal para compor suas canções, é tema do programa Todas as Artes, no canal da TV UFMS.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Alíria Aristides