A Empresa Júnior Adcon, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Câmpus de Nova Andradina, foi reconhecida pelo Programa UFMS Júnior. Inicialmente, a nova empresa irá oferecer consultoria em planejamento estratégico; estratégia de vendas; recrutamento; seleção e imposto de renda para micro; pequenas e médias empresas.
O professor do Curso de Administração, supervisor da EJ, Paulo César Schotten ressalta que foi uma grande conquista. “O principal ganho com essa conquista vem para os estudantes que por meio desta iniciativa podem transformar os conhecimentos adquiridos em práticas pedagógicas, ou seja, aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ganhando prática de gestão, tendo como consequência a formação de um profissional mais qualificado, mais preparado para o mercado e para o empreendedorismo”.
Para a estudante do Curso de Administração e presidente da Adcon Júnior, Bruna Maria Sousa, a criação da empresa é uma forma de criar proximidade com o mercado de trabalho e a comunidade. “A empresa é importante para o meio acadêmico, pois realiza uma aproximação com a realidade do mercado de trabalho, exercitando os conceitos aprendidos em sala de aula além de contribuir com a comunidade externa através de desenvolvimento de projetos e interação com empresas regionais promovendo um bem comum para ambos”.
Empresas Júniores
São entidades organizadas e gerenciadas por estudantes matriculados em cursos de graduação e supervisionadas por professores, com o objetivo de desenvolver trabalhos, projetos ou pesquisas em nível de consultoria, assessoramento, planejamento e desenvolvimento sem fins lucrativos e exclusivamente educacionais voltados para empresas, entidades e a sociedade em geral, nas suas respectivas áreas de atuação.
A primeira empresa foi reconhecida em 2017, e atualmente, são 19 empresas júniores na UFMS.
Texto: Bianka Macário
Foto: Arquivo dos estudantes