Ações de ensino podem receber itens de custeio e auxílio financeiro

Incentivo inédito será concedido com recursos da UFMS

Até 18 de junho, professores e técnicos administrativos podem requerer apoio financeiro para propostas de ações de ensino universitário extracurriculares. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as ações visam estimular o sucesso dos estudantes na conclusão do curso de graduação, em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional da UFMS. “Esta é a primeira vez que publicamos este edital. O objetivo é apoiar financeiramente as ações de ensino, já cadastradas na Pró-reitoria de Graduação”, destaca o pró-reitor Cristiano Costa Argemon Vieira.

“O objetivo é estimular o fortalecimento e o desenvolvimento do ensino de graduação, com desenvolvimento de habilidades e competências para atuação profissional e assim, consolidar ações de promoção da aprendizagem no intuito de mitigar a evasão, a retenção e a reprovação, e aumentar a taxa de sucesso. Atualmente, temos 394 ações de ensino cadastradas na Prograd e que podem participar do edital”, fala Cristiano.

As inscrições devem ser feitas no Sigproj. Podem submeter propostas os coordenadores de ações já cadastradas e aprovadas no Sigproj, com vigência até dezembro de 2023, dentro dos seguintes programas: projetos de ensino de graduação, ligas acadêmicas, grupos PET e PET-Saúde, Programa Institucional de Monitoria e Programa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica. Cada proposta pode receber recursos de até R$ 4 mil.

“O proponente deve evidenciar o quanto a atividade que será desenvolvida contribui para o fortalecimento dos cursos de graduação da UFMS”, ressalta o pró-reitor. De acordo com Cristiano, as propostas serão avaliadas utilizando os seguintes critérios: a) justificativa e relevância (0 a 20 pontos); b) metodologia inovadora (0 a 20 pontos); c) abrangência e impacto dos resultados esperados na equipe envolvida (0 a 20 pontos); d) abrangência e impacto dos resultados esperados no público alvo (0 a 20 pontos); e e) mérito e experiência da equipe (0 a 20 pontos).

É importante salientar que as atividades devem ser desenvolvidas ainda neste ano. Segundo a Prograd, podem ser financiadas despesas como: auxílio financeiro a pesquisador/ensino para compra de material de consumo, e serviços específicos de terceiros, material de consumo e serviços de terceiros constantes das de Registro de Preços vigentes, diárias e passagens para servidores, terceirizados ou colaboradores; bolsa de ensino para estudantes de graduação da equipe de execução e da ação de ensino, no valor mensal de R$ 700.

Lembrando que para cada item a ser custeado, a instituição requisita três orçamentos vigentes de empresas fornecedoras desse material. Os orçamentos devem ser encaminhados para o e-mail seppe.prograd@ufms.br.

Para fazer o envio, o coordenador deve acessar o Sigproj, com login e passaporte institucional; selecionar edital e clicar em elaborar proposta e repois preencher o formulário. Mais informações estão disponíveis no edital e no portal da Prograd: prograd.ufms.br.

 

Texto: Vanessa Amin