Clube de conversação em francês inicia atividades nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira,4, as comunidades interna e externa são convidadas a trocar conhecimentos em língua francesa gratuitamente, na Cidade Universitária. O Clube de Conversação “Langage Café” terá encontros às quintas-feiras, a partir das 17h15, no Espaço Coworking da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova). Não é exigida inscrição prévia e o único pré-requisito é ter conhecimento básico no idioma.

O clube de conversação abordará temas sugeridos pelos próprios participantes a cada semana, conforme relata o professor assistente de francês, Loïc Le Morvan. “Será um momento para as pessoas conversarem em francês sobre tópicos relacionados à cultura e aos países de língua francesa. Essa conversa pode assumir diversas formas, como ler o trecho de uma obra literária, ouvir uma música ou assistir um filme, sempre seguido de troca de ideias e debate”.

No encontro desta quinta-feira, a dinâmica prevê a apresentação dos participantes, quando todos poderão expressar as expectativas em relação ao clube de conversação. Em seguida, será exibido um trecho do filme ¨Entre les murs¨, do diretor Laurent Cantet, premiado com a Palma de Ouro em Cannes. A exibição será seguida de uma conversa sobre sobre as diferenças entre os sistemas educacionais francês e brasileiro.

“Escolhi o filme porque descreve o sistema educacional francês de uma forma muito realista. No âmbito do clube de conversação, nos permitirá abrir diversas discussões: a organização do sistema escolar nos dois países, as desigualdades sociais e culturais, as desigualdades de gênero e a integração de estrangeiros na sociedade, por exemplo. Do ponto de vista linguístico, também será uma oportunidade de falar sobre os diferentes níveis de linguagem entre a palavra do professor e a palavra dos alunos”, justifica Loïc Le Morvan.

O Clube de Conversação é uma iniciativa da Aginova, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com a Embaixada da França no Brasil.

O Espaço Coworking fica no setor 1, Bloco 3, próximo ao Corredor Central, na Cidade Universitária.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Texto: Adriano Furtado