Cuidados paliativos e envelhecimento humano são tema de conferência

Na manhã desta sexta-feira, 10, foi realizada a 1ª Conferência Livre sobre o tema Cuidados Paliativos e Envelhecimento Humano na Atenção Primária. Na abertura, a vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a importância do fortalecimento de discussões que pensem em políticas públicas para a pessoa idosa.

“Estamos reunidas e reunidos em torno de um tema tão importante, quando pensamos na sociedade civil, para o desenvolvimento do município, estado e país. Esse tema é algo multidisciplinar. Para mim é uma honra, a Universidade é para isso, para que possamos fortalecer uma política pública tão importante, por muito tempo negligenciada”, ressaltou a vice-reitora.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, destacou que as conferências livres são essenciais para o debate. “Essa temática é tão importante, cuidados paliativos da pessoa idosa e que bom que estamos dentro da Universidade para que possamos fazer essa conversa, conferência livre significa estar livre para se expressar, que possamos escutar e implementar melhor as políticas de saúde nesse tema dos cuidados paliativos e envelhecimento humano”.

A conferência foi organizada pelo curso de Medicina do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) e a Clínica Escola Integrada, do Instituto Integrado de Saúde da Cidade Universitária. “Organizamos essa conferência com o objetivo de fortalecer um movimento nacional em prol da política de cuidados paliativos, tal como já ocorre em vários países, para que possamos facilitar e promover cuidados paliativos de qualidade, pensando em uma população que está em um processo de envelhecimento”, disse a professora do curso de Medicina do CPTL Juliana Pessalacia.

O evento teve a presença da subsecretária estadual de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Barbosa, que falou da importância de parcerias envolvendo o tema. “Cuidados paliativos é uma das preocupações de todos aqueles que trabalham com pessoas idosas e quando a universidade convida para contribuir com essa temática é muito importante. Nós da subsecretaria precisamos estar muito inteirados, participativos e próximos da Universidade”, disse.

Texto: Bianka Macário

Fotos: Vanessa Amin