O reitor Marcelo Turine participou da reunião de ontem, 19, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Educação, Camilo Santana; da Ciência e Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; e da Casa Civil, Rui Costa. Realizado no Palácio do Planalto, o encontro reuniu 106 reitores de universidades e institutos federais de todos os estados e do Distrito Federal, além de representantes da Capes e do CNPq.
Para o presidente, as universidades devem estar à frente dos grandes debates da sociedade brasileira, contribuindo com soluções e ideias. Lula se disse emocionado com o encontro, garantiu a autonomia universitária e que fará reuniões anuais com os reitores para ouvir demandas estratégicas do Brasil e avaliar os resultados. Lula enfatizou em vários momentos o papel das universidades. “A gente vai ter de discutir o novo mundo do trabalho. A universidade tem de participar junto com empresários, junto com sindicatos, junto com governo para pensar o que a gente vai fazer para colocar os jovens estudantes no mercado de trabalho”.
E acrescentou: “Eu queria pedir para vocês que a universidade que a gente deseja nesse país ela não esteja preocupada apenas com os problemas da sala da aula, é importante que ela se preocupe com os problemas que estão acontecendo também fora da porta da universidade, na rua que a gente mora, na cidade que a gente mora. É esse novo educar que nós precisamos no Brasil”.
Turine ficou feliz com a integração de todos os reitores das universidades e institutos federais, pela pauta da Educação e Ciência, com a presença do presidente da República. “Desde novembro de 2016, quando tomei posse como reitor, é a primeira reunião de todos os líderes das Instituições Federais de Ensino Superior com um presidente da República”, contou. “O diálogo com o governo federal é fundamental para que as universidades continuem cumprindo a sua missão social, entregando profissionais de qualidade para a sociedade, sendo um berço da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Estamos felizes com esse compromisso e essa abertura para parcerias estratégicas que podem transformar o nosso país em parceria com os Governos Estaduais e Municipais”, declarou.
O presidente da Andifes, o reitor Ricardo Fonseca (UFPR), celebrou o encontro e afirmou que as universidades contribuem com o país. “Queremos nos colocar a serviço dos projetos estratégicos do Brasil, nas áreas de meio ambiente, energia limpa, reindustrialização e educação, para acabar com essa dualidade entre a educação superior e os demais níveis de ensino, porque as universidades entendem que a educação básica e os outros níveis de educação também são assuntos nossos”, disse.
Parte do encontro foi transmitido ao vivo pela TV Brasil.
Texto: Rose Pinheiro
Fotos: Agência Brasil e MEC