A cerimônia de colação de grau reuniu 52 estudantes do curso de Medicina do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) na tarde desta segunda-feira, 31. A cerimônia foi realizada no formato remoto e transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
O reitor Marcelo Turine abriu a solenidade com felicitações aos formandos da primeira turma de 2022 a colar grau. Ele enfatizou que os novos profissionais precisam continuar com a dedicação aos estudos, além da paixão pela profissão e pelo cuidado com o outro. “Vocês têm um compromisso com o Brasil. Os cidadãos mantêm as universidades funcionando, são essas pessoas que fazem com que a universidade tenha esse papel de transformação”.
A vice-reitora Camila Ítavo comentou sobre a importância deste marco nas vidas dos estudantes e frisou que eles não podem se esquecer de celebrar, agradecer e relembrar os momentos vividos. Ela ainda desejou que os novos profissionais sejam muito bem sucedidos em suas carreiras. “Que vocês brilhem muito, o sucesso de vocês é o nosso sucesso. Que vocês representem muito bem a nossa Universidade, temos certeza da qualidade do curso, do nosso corpo de professores e técnicos e, claro, da qualidade de vocês!”, celebrou.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, ressaltou que os novos médicos têm a oportunidade de mudar suas vidas e, ainda, contribuir para uma sociedade melhor. “Esse momento é a realização do nosso sonho: formar excelentes profissionais para o mercado de trabalho. Obrigado por terem confiado na UFMS! Confiamos muito na qualidade da formação que a Universidade ofereceu, tenho certeza que serão profissionais muito disputados pelo mercado de trabalho”, afirmou.
O diretor do CPTL, Osmar Jesus Macedo, destacou o apoio dos pais durante a graduação e ainda enfatizou a dedicação dos servidores. “Para que esta cerimônia pudesse ser realizada, houve um trabalho de muitas pessoas, nos bastidores, na parte administrativa, na organização da Universidade. Imagine por quantas horas os professores ficaram preparando aulas para transmitir o conhecimento a vocês. Tenham isso em mente e tenham gratidão por essas pessoas que os conduziram até esse momento”.
O coordenador do curso de Medicina do CPTL, Rafael Grassi Cassemiro, enfatizou que a relação se transforma a partir de agora: os estudantes passam a ser colegas de profissão. “Quero deixar meus parabéns a todos. É um momento muito emocionante, único. Espero encontrá-los em breve, na lida médica. Desejo tudo de bom, que tenham cada vez mais sucesso e levem o nome da UFMS para o Brasil inteiro”, disse.
Paraninfa da turma, a professora Ana Cláudia Santana Cano reforçou os parabéns aos formandos e reiterou a importância da humildade, do cuidado com os pacientes e do amor pela profissão. “Tem algo em vocês que não pode ser mudado: o senso de justiça, a coragem e o amor ao próximo”.
A estudante Amany Campoville fez a leitura do juramento em nome de todos os concluintes na cerimônia. O formando Bruno de Oliveira, por sua vez, foi o orador da turma e exaltou a dedicação dos colegas ao longo da trajetória na graduação, além de agradecer a todos que participaram da jornada. “A gratidão que sentimos não pode ser expressa em uma palavra. Somos gratos a todos que passaram pelas nossas vidas. Agradecemos pais, professores, preceptores, colegas e funcionários. Sem vocês, isso não seria possível”.
Texto: Mylena Rocha
Fotos: Reprodução/TV UFMS