Estudantes de graduação interessados em participar de algum dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade neste segundo semestre de 2022 terão de 16 a 21 de agosto para inscrição. Ao todo são 53 oportunidades para bolsistas e 68 para não bolsistas e a candidatura pode ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
As vagas são para grupos de diversas áreas do conhecimento e distribuídos em oito unidades da Cidade Universitária e nos Câmpus de Três Lagoas (CPTL), Chapadão do Sul (CPCS), do Pantanal (Cpan), de Naviraí (CPNV) e de Ponta Porã (CPPP). O valor da bolsa será de R$400, com vigência durante a permanência do estudante no grupo.
Para a presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial (CLAA-PET), Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, “a participação proporciona aos estudantes experiências diferenciadas, pois o programa visa à formação de um profissional crítico e atuante, através da facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos da investigação, análise e atuação da área de conhecimento, em ações articuladas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.
Segundo a professora, entre as atividades previstas estão as direcionadas aos estudantes do próprio curso como o apoio às disciplinas e a recepção dos calouros, “outras ações envolvem também público externo como seminários e cursos, e ainda há ações vinculadas a projetos de pesquisa envolvendo também outros professores e profissionais da área”, apontou.
Seleção
Para participar é preciso ser estudante regularmente matriculado na UFMS; ter coeficiente de rendimento maior ou igual a cinco; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; não estar vinculado a outra bolsa, exceto auxílios estudantis; ter cadastro regular no CPF e ter preenchido o Vacinômetro UFMS, com envio do comprovante vacinal ou atestado médico que justifique a não vacinação. Se o estudante for integrante do PET Conexões Saberes, será preciso também atender aos critérios do perfil socioeconômico do questionário, disponível no edital de divulgação.
Cada grupo será responsável pela sua seleção, que poderá ser composta por até cinco etapas: análise das inscrições, prova escrita, seminário, análise do histórico escolar e entrevista. A previsão para realização da avaliação é entre 30 de agosto e dois de setembro.
“Diferentemente dos semestres anteriores, a seleção será realizada de maneira presencial em todas as etapas: prova escrita, seminário e entrevista. Além disso, foi disponibilizado um tutorial de inscrição aos estudantes no Sigproj, a fim de facilitar no processo e na correta submissão da inscrição”, informou a coordenadora.
O resultado preliminar está previsto para seis de setembro e sua divulgação será no portal da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Os recursos poderão ser enviados em oito de setembro e o resultado final deve ser publicado até 12 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no edital de divulgação.
Texto: Ariane Comineti