Com a volta às aulas, diversos eventos estão programados este mês para o enriquecimento da formação integral dos estudantes e servidores da Universidade. As realizações fazem parte da campanha Eu Respeito, que em agosto aborda o tema A Profissão.
As atividades do segundo semestre letivo na UFMS começam nesta segunda-feira, 1º de agosto, e todos os Câmpus receberão os estudantes com festividades. Entre 4 e 13 de agosto, o Arraiá UFMS 2022 – Volta às Aulas terá atrações musicais, danças e barracas com comidas típicas. As celebrações serão abertas a toda a comunidade. A programação começa no dia 4 de agosto, nos Câmpus do Pantanal, de Paranaíba, de Coxim e de Três Lagoas. No dia 5, o Arraiá chega aos Câmpus de Aquidauana e de Ponta Porã. Na semana seguinte, no dia 12 de agosto, é a vez dos Câmpus de Nova Andradina e de Naviraí. Na Cidade Universitária, a festa será realizada nos dias 12 e 13 de agosto.
No dia 8, a partir das 17h30, no auditório do Bloco 6 da Unidade 2 do Câmpus de Três Lagoas, haverá o evento Ciência & Tereré: ciclo de palestras do curso de Ciências Biológicas. De 9 a 13, será realizado o 3º Encontro Regional em Comemoração ao dia do Geógrafo (ERCoGeo). Na quarta-feira, 10, às 14h30, haverá a abertura das aulas presenciais do projeto de extensão da Universidade da Melhor Idade (Umi). No dia 13, das 7h às 11h, também haverá o curso Café com Política Educacional, no anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira. E no dia 19, será a quarta edição do Medicina de Portas Abertas, com visitas ao Bloco 8 em dois grupos: um das 7h30 às 11h30 e outro das 13h30 às 17h30.
Entre os dias 15 e 19 de agosto, será realizada a 6ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, nos dez Câmpus. Serão cerca de 130 atividades entre palestras, minicursos, workshops, rodas de conversa, oficinas, mesas-redondas, webinário, conferências e atrações culturais. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, com ações presenciais e on-line, transmitidas por meio de plataformas digitais. A programação completa pode ser conferida em: sedep.ufms.br.
Dentro da Semana, haverá uma programação específica voltada às mulheres empreendedoras e inovadoras. A ação faz parte do programa Sou Mulher UFMS, alinhado ao “Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS”, que contempla a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, referente à igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.
De acordo com a coordenadora da ação, professora Luciana Contrera, as atividades serão voltadas para o empreendedorismo, inovação no mercado de trabalho, além da abordagem dos temas da violência de gênero, diversidade e inclusão. “As ações envolvem várias unidades da administração setorial da Cidade Universitária e dos Câmpus. Na programação estão palestras e mesas redondas sobre mulheres e trabalho, desafios e oportunidades nos negócios, startups e empreendedorismo na prática, entre outros temas”, apontou.
Ainda sob o tema “Profissão”, os servidores poderão se inscrever nos cursos de capacitação previstos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022 ofertados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. As formações visam ao desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências individuais e profissionais dos servidores da UFMS, buscando a excelência na qualidade dos serviços prestados pela Universidade e o alcance das metas institucionais.
As ações são ofertadas totalmente a distância ou de forma híbrida, com o apoio da Agência de Educação Digital e à Distância e da Agência de Comunicação Social e Científica, e também de forma assíncrona por meio da plataforma da Escola Nacional da Administração Pública. Para cada categoria há formações específicas com objetivos e competências associadas.
No dia 17, a partir das 20h, no Teatro Glauce Rocha, será realizada a apresentação do Movimento Concerto. A entrada será gratuita para o recital de piano e violão clássico: Homenagem ao Movimento Romântico, que terá participação especial de Valdilice de Carvalho.
No dia 23, ainda dentro do programa Sou Mulher UFMS, o Câmpus de Três Lagoas irá realizar o workshop Agosto Lilás – Reflexões para o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A ação será das 13h às 17h no anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira na unidade 2. As palestrantes serão: Iltacléia Nascimento, que é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e institucional e Neuropsicologia, e que atua no Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Três Lagoas; Laura Achiles, advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, atuante na área do Direito de Família sob a perspectiva de gênero e coordenadora da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB de Tres Lagoas; e Nelly Macedo, delegada adjunta na delegacia de atendimento à mulher de Três Lagoas, graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Direito Público. As inscrições podem ser realizadas neste link.
E no final do mês, de 22 a 26 de agosto o Teatro Glauce Rocha irá sediar apresentações do 15º Encontro com a Música Clássica, com entrada gratuita e espetáculos sempre às 20h. De acordo com o músico e coordenador do festival, Jardel Tartari, o objetivo é oportunizar o o conhecimento da população à música clássica. “Ficamos felizes por já serem 14 edições realizadas e também refletimos sempre sobre a necessidade do evento ser reforçado, principalmente por dois pontos: pelo acesso das pessoas à música de concerto e também pelas formações que oferecemos aos profissionais e estudantes de Música, quando trazemos artistas de fora. É sempre gratificante organizar e entregar o evento à população”, disse.
A cada dia, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande receberá convidados especiais. Entre as atrações previstas estão: o Coro Lírico Cant’Art, o Coral Sindifiscal de MS, o Coral Municipal de Sidrolândia, o Grupo teatral Transart, o Grupo CanteMus e a Opereta Pantaneira, com uma homenagem à cantora e compositora Delinha. Na programação há ainda um dia dedicado à gravação do DVD de Tetê Espíndola, com o show “Tetê Acústica da Natureza” e participação da Orquestra de Câmara do Pantanal (Ocamp).
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Ariane Comineti