Fórum reúne coordenadores para debater desafios e estratégias na pós-graduação

O 8º Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação Strictu Sensu foi realizado na tarde desta segunda-feira, 20, com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e alinhar estratégias para os próximos anos na Universidade. Coordenadores de programas de mestrado e doutorado se reuniram para debater os avanços e desafios da pós-graduação. 

A vice-reitora Camila Ítavo reforçou a importância do Fórum

Segundo a vice-reitora Camila Ítavo, o encontro é importante para que os coordenadores dos cursos de mestrado e doutorado possam realizar um planejamento estratégico. “Estamos reunidos para avaliar os indicadores, acompanhar cada curso, cada programa e poder construir um planejamento, para que possamos atender a ciência, tecnologia, inovação e, em especial, a formação de novos mestres e doutores para Mato Grosso do Sul e para o país”. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, explica que o encontro é realizado anualmente, desde 2016. O Fórum busca proporcionar uma troca entre os coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG), com as realizações, desafios e metas.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação explica que o encontro é realizado anualmente

“Neste ano, chamo o Fórum de um raio-x da pós-graduação. Colocamos todo o panorama atual que temos, com o número de estudantes matriculados, vagas ociosas, a internacionalização e a importância da avaliação institucional”, ressaltou. 

O evento começou com a palestra do Pró-reitor de Pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Márcio de Castro Silva Filho. O ministrante convidado também é presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e apresentou o tema Reflexões sobre a Pós-graduação no século 21. “Buscamos fazer uma reflexão resgatando a nossa história, para que possamos entender os grandes desafios que enfrentamos hoje”, detalhou. 

O Pró-reitor de Pós-graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho, ministrou a palestra de abertura

O ministrante também abordou a história das agências de fomento à pesquisa e evolução do Sistema Nacional de Pós-graduação. Após a palestra de abertura, os coordenadores se reuniram para debater sobre os resultados da última Avaliação Institucional, receberam informes gerais da pró-reitoria e também debateram sobre os programas. 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Câmpus de Chapadão do Sul, Paulo Eduardo Teodoro, já participou de outras edições do evento e relembra como o Fórum marcou o início de sua gestão e o ajudou com seu trabalho. “Nós discutimos tudo e ainda captamos experiência de outros programas. É um evento maravilhoso que só tem a ajudar os nossos PPGs”, elogia. 

 

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Marcelo Calazans