II Semana Faeng oferece 92 eventos

DSC_9962Com 1.500 inscritos, a II Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografias (Faeng), que acontece de 6 a 10 de junho, oferece 92 eventos entre minicursos, palestras, visitas técnicas, apresentação de trabalhos, concursos, apresentação de trabalhos acadêmicos, apresentações culturais e rodas de conversa.

A Semana foi aberta segunda-feira (6/6), às 19h30, no Teatro Glauce Rocha com a palestra “O Mundo em 2030, com o empresário Ricardo Nantes, fundador do Portal Educação.

Para o professor Edson Antonio Batista, diretor interino da Faeng, a proposta da Semana Acadêmica, além de integrar a comunidade acadêmica com as empresas e com a sociedade, é também agregar qualificação na formação dos acadêmicos.

“A Semana Acadêmica tem de ter esse objetivo de agregar qualificação, conhecimento técnico, mas também de trazer um foco para a cidadania. Hoje o nosso país carece um pouco mais de educação no sentido amplo da palavra, de respeito entre pessoas. Temos aqui diversos cursos, engenharias, arquitetura e geografia, que têm áreas correlatas, mas o principal é sempre pensar no futuro, no respeito ao meio ambiente, ao cidadão”, disse o professor Edson Batista.

DSC_9953A Faeng tem hoje cerca de 1.900 acadêmicos e congrega seis cursos de bacharelado (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Geografia) e três tecnológicos (Construção de Edifícios, Eletrotécnica e Saneamento Ambiental).

“A proposta inicialmente é de integração de todos os cursos da Faeng, já que no ano passado os cursos realizaram durante a semana as atividades isoladamente, e também compartilhar os eventos com outros cursos da Universidade. Temos alunos de Administração, de Tecnologia de Alimentos, de Sociologia, Pedagogia e outros. É uma forma de nos integramos interna e externamente”, diz o coordenador da Semana, professor de Engenharia de Produção Alexandre Meira de Vasconcelos.

A Semana terá a vinda de profissionais do Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e outros que irão ministrar palestras e minicursos.

As sugestões de temas e palestrantes foram dadas pelos próprios alunos aos professores e à coordenação do evento.

Nas visitas técnicas estão previstas a ida de grupos à Fensa Coca-Cola, Energisa, Foça Aérea Brasileira, Escola Pau-Brasil, Repram, Águas Guariroba, Centro de Educação Ambiental – CEA Polones, BR-163 – Drenagem e Pavimentação, entre outros.