Estudantes da graduação têm até o dia 29 para enviarem propostas de pesquisa e inovação científica e tecnológica

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) disponibilizou 10 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação da UFMS. Os interessados em participar da seleção de propostas de pesquisa ou inovação científica e tecnológica têm até o dia 29 de abril para realizarem a inscrição. A proposta a ser apresentada deve ser clara e objetiva, demonstrando relevância e alinhamento com os propósitos do Hospital. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFMS, estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Rede Pesquisa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do Humap, Thais de Andrade Farias Rodrigues, o edital prevê R$ 48 mil em recursos para o pagamento das bolsas. “São 10 bolsas no valor de R$ 400 pelo período de 12 meses, que contribuirão para a formação de recursos humanos na pesquisa e desenvolvimento tecnológico inovador no âmbito do Humap e na área da saúde”, afirma.

“O orientador tem que ser coordenador ou membro da equipe do projeto. As pesquisas devem ser realizadas todas ou em parte nas dependências do Humap, sob a orientação de um colaborador com vínculo com o Hospital ou com a UFMS, que tenha o título de doutor. Além disso, deve contar com pelo menos um funcionário do Humap, buscando integrar a equipe com o desenvolvimento das pesquisas”, complementa a chefe.

Os interessados devem submeter propostas até o dia 29 de abril, via e-mail icient.humap-ufms@ebserh.gov.br. O projeto de pesquisa e todos os documentos necessários devem ser encaminhados em anexo, em formato PDF. As propostas serão avaliadas pela Comissão de Iniciação Científica do Humap, conforme os critérios de enquadramento, mérito e relevância.

O resultado do enquadramento das propostas está previsto para o dia 3 de maio, enquanto a lista final dos aprovados deve ser publicada em 24 de maio. O início das atividades da iniciação científica está prevista para  12 de junho. Confira o edital para mais informações.

Texto: Crislaine Oliveira e Mylena Rocha