Apresentações marcam semana de comemoração ao Dia Internacional da Dança

O evento começa hoje, 25, com várias atrações para a comunidade

Para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, a UFMS por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte – Proece, juntamente com a Sinapse Companhia de Dança Contemporânea realiza uma programação especial, a partir desta segunda-feira, 25, na Cidade Universitária.

Durante toda  a semana serão realizadas  exposições de fotografias, mostra de vídeos  e apresentações de dança. “Vamos realizar uma série de atrações, todas relacionadas à companhia de dança da Universidade, que é a Sinapse Cia de Dança Contemporânea”, comenta a coreógrafa e coordenadora do evento, Mariana Cavalcante.

Segundo Mariana, o objetivo do evento é mostrar todas as ações de dança que a Universidade promove.  “É um momento em que os acadêmicos, professores e servidores poderão acompanhar no corredor central todos os trabalhos e atividades que apresentamos, como os projetos culturais que a Pró-reitoria oferece, projetos de dança do curso de Educação Física e também o trabalho de dança e consciência corporal que realizamos com os idosos” .

A programação comemorativa ao Dia Internacional da Dança inicia na segunda-feira, 25, a partir das 18h30, no Corredor Central, na Cidade Universitária

Sinapse Companhia de Dança

Sinapse Companhia de Dança Contemporânea da UFMS, foi criada em 2019, em comemoração aos 40 anos de Federalização da Universidade. Seu primeiro espetáculo foi ID.40, ainda com o nome de Cia de Dança Contemporânea da UFMS, logo após em 2020 veio a pandemia, o que possibilitou o aprofundamento dos estudos corporais e vários vídeos foram feitos sobre este trabalho ao longo de 2020 e 2021: PRESENÇA,  ARTICULAÇÃO, PESO e APOIO.  Com este aprofundamento, o nome Sinapse veio de encontro a identidade da Cia e ano passado para comemorar os 50 anos do Teatro Glauce Rocha, foi produzido Reminiscência, uma apresentação que retornou a Sinapse Cia de Dança Contemporânea aos palcos presencialmente.

Origem do Dia Internacional da Dança

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. A data também está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé. Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Texto: Lúcia Santos