Saúde é o tema da campanha Eu Respeito de abril

Independente da idade, os cuidados com o bem-estar físico e mental devem estar presentes ao longo de toda a vida. Para incentivar que a comunidade universitária pratique o autocuidado, a campanha Eu Respeito de abril tem como tema a saúde e prevê atividades em todos os Câmpus.

A programação do mês começa com uma roda de conversa com foco no corpo e na mente no dia 7, quando é celebrado o Dia Internacional da Saúde. O debate abordará os impactos do retorno às atividades presenciais e terá a presença de profissionais da psicologia e fisioterapia. A roda de conversa será on-line e transmitida para todos os Câmpus.

A cultura também está relacionada à saúde. A música tem a capacidade de proporcionar bem-estar, relaxamento e emoção, sensações que estarão presentes durante o 1º Encontro de Piano e Música de Câmara, no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de abril, e a UFMS recebe as apresentações dos músicos Evandro Higa, William Teixeira, Gilmar Iria, Murilo Barbosa e Rosana Diniz.

A leitura também traz benefícios para a mente e, com o objetivo de estimular este hábito, a Universidade promove uma campanha para doação de livros, que deve ser lançada nas primeiras semanas de abril. Ao longo do mês, também está previsto o reinício do Clube da Leitura, com as estantes de livros já instaladas em todos os Câmpus.

Histórias inspiradoras não estão presentes apenas nas páginas dos livros. No dia 13, haverá palestra com os Caçadores de Bons Exemplos, Iara e Eduardo Xavier, que contam as trajetórias de pessoas que fazem a diferença em suas comunidades.

A partir da segunda quinzena do mês, o Mais Cultura promove a circulação de atividades nos Câmpus. O Trio de Violoncelos A3, composto pelos músicos Marcelo Jerônimo da Silva, Henrique Lucena Silva e Felipe Mascoli, se apresenta nos Câmpus de Aquidauana (Cpaq) e do Pantanal (Cpan), em Corumbá, nos dias 18 e 19 de abril, respectivamente. Os concertos terão repertórios variados, que incluem desde músicas clássicas de Bach e Vivaldi, até canções de bandas de rock, como Beatles e Led Zeppelin.

O projeto Viola Pelo Mundo apresenta o músico Marcos Assunção em uma tour pelo interior do estado, começando nos dias 26 e 27, nos Câmpus de Coxim (CPCX) e de Chapadão do Sul (CPCS), respectivamente. Os dois projetos seguirão com as apresentações em outros municípios ao longo de maio.

Ainda falando sobre cultura, o programa Todas as Artes, da TV UFMS, vai apresentar a teorba, um instrumento musical de cordas que surgiu na Itália, no século 16. O entrevistado será o diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e professor do curso de Música, Gustavo Penha.

No fim do mês, o Corredor Central da Cidade Universitária será transformado no “Corredor da Saúde”, onde estudantes, professores e técnicos poderão realizar a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber orientações sobre nutrição, prevenção ao câncer, primeiros socorros, saúde mental e doação de sangue e medula óssea. A ação está prevista para o dia 27, em parceria com os cursos da área da saúde.

Também para lembrar sobre a atenção especial à saúde, o Monumento Símbolo ficará iluminado com a cor verde. O Abril Verde faz parte do calendário nacional, em alusão às duas datas importantes do mês: o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril, simbolizadas pelo laço verde.

Acompanhe as redes sociais, o Portal de Notícias, a TV UFMS e a Rádio Educativa UFMS 99.9 para saber os detalhes de cada atividade da campanha – e participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha