Aberto processo seletivo para quatro programas de residência médica

A UFMS iniciou processo seletivo para candidatos portadores de diploma de Medicina a quatro novos programas de residência médica no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh): Anestesiologia, Patologia, Neurologia e Endocrinologia e Metabologia. As residências são oferecidas por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) e a Faculdade de Medicina (Famed). “Pode se inscrever quem possui diploma de graduação em Medicina ou uma declaração de conclusão até 1º de março de 2022. Se aprovado, o candidato também precisa apresentar o registro no Conselho Regional de Medicina para matrícula, além dos outros documentos exigidos”, explica o diretor da Faculdade Marcelo Luiz Brandão Vilella.

De acordo com o diretor, a residência em Endocrinologia e Metabologia exige do candidato, como pré-requisito, certificado de conclusão de residência em Clínica Médica, as outras três têm acesso direto após a conclusão da graduação. “As residências em Endocrinologia, Neurologia e Anestesiologia tem duração entre dois e três anos. Em Patologia são dois anos de formação”, destaca.

A gerente de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS/Ebserh Ana Rita Barbieri Filgueiras comemorou a conquista. “Temos 21 residências médicas e três uni e multiprofissionais. Agora, conseguimos o credenciamento desses quatro novos programas que se iniciam em 2022, para os quais existe uma grande demanda regional, o que representa uma conquista para a sociedade. É também uma grande conquista para o Hospital, pois as residências são fundamentais já que somos um hospital de ensino. Ao longo dos 46 anos de vida do Humap-UFMS/Ebserh modificamos significativamente o perfil da assistência e prestação de serviços em saúde em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul. Reitero que nossa missão é trabalhar com o ensino, formar e qualificar profissionais da área”, destaca.

“Estamos buscando neste momento qualificar a assistência, pois entendemos que um hospital universitário é um grande ambiente de aprendizado. Cada atividade, procedimento, aqui realizados são voltados para o ensino e, por isso, procuramos fazer isso da melhor forma possível para que os estudantes e residentes realmente aprendam não apenas as melhores técnicas, mas também as habilidades interpessoais, o tratamento ético e cuidado com o paciente. Estamos cada vez mais envolvidos e entendemos que as competências dos que passam por aqui precisam ser completas”, completa a gerente.

Ana Rita ressaltou também a importância das graduações e residências na área de saúde para a existência do Hospital. “As residências, assim como as graduações em saúde, também são extremamente importantes para a existência e funcionamento do hospital, como parte da UFMS. Além disso, ao mesmo tempo, temos preocupação e fazemos grandes esforços para qualificar nossos servidores de forma permanente e por isso vimos melhorando os procedimentos e processos de trabalho que são voltados para a segurança dos nossos trabalhadores, bem como dos pacientes”, diz.

Como participar

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, exclusivamente, no endereço eletrônico www.posgraduacao.ufms.br até as 17 horas de 17 de fevereiro (horário local). Antes de efetuar a inscrição é necessário criar uma conta no portal (clique aqui) e estar ciente de todas as informações contidas no edital de abertura. Para se inscrever é preciso: acessar a área de Inscrições Abertas do portal da Pós-graduação, clicar no programa de residência escolhido, selecionar a vaga pretendidas, preencher a ficha de inscrição, concordar com as normas do processo de seleção, confirmar os dados, digitalizar e anexar os documentos em formato PDF (lista disponível no edital). Os candidatos podem se inscrever em apenas um programa de residência.

O resultado das inscrições homologadas deve ser divulgado em 21 de fevereiro portal da Propp. A previsão de realização da prova objetiva é em 24 de fevereiro, às 13h30 (horário local) no prédio da Famed, localizado na Cidade Universitária, em Campo Grande. O resultado final e a convocação para matrícula on-line devem ser divulgados em 4 de março. Dúvidas e outras informações devem ser encaminhadas pelo e-mail seres.propp@ufms.br

Texto: Vanessa Amin