Inscrições abertas para seleção de candidatos para estágio de pós-doutorado voluntário

Doutores com títulos procedentes de Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou oriundos de instituições internacionais podem se candidatar ao Estágio de Pós-Doutorado Voluntário. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em fluxo contínuo até 31 de janeiro do ano que vem, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

Conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo, o estágio tem duração de quatro a 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 60 meses, a critério do colegiado do curso. “Essa iniciativa busca possibilitar ao pesquisador com título de doutorado a capacitação e a atualização dos conhecimentos, por meio de estágio e desenvolvimento de projeto de conteúdo científico, tecnológico, inovador na UFMS. Ao mesmo tempo, também visa promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, assim, estimulando sua integração com projetos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação da UFMS e com grupos de pesquisa para conexão internacional”.

A pró-reitora destaca ainda que a proposta de plano de trabalho apresentada pelo candidato deve estar em consonância com as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da UFMS. “O supervisor pretendido, vinculado ao Programa de Pós-Graduação, tem que emitir uma carta, manifestando que aceita supervisionar o plano de trabalho do candidato ao estágio de pós-doutorado voluntário”, detalha.

Com o plano de trabalho e a carta de aceite, o colegiado do curso de pós-graduação, no qual o supervisor está vinculado, deverá analisar o plano de trabalho e o currículo do candidato “com a emissão do parecer circunstanciado, contendo aprovação ou não do candidato para a realização do estágio”, acrescenta a pró-reitora.

Para a inscrição, o candidato deverá anexar, em formato PDF, os seguintes documentos: documento de identidade, ou passaporte com visto de permanência ou de estudante (temporário), em caso de estrangeiro; diploma de doutorado ou certificado de conclusão de curso e currículo na Plataforma Lattes/ CNPq. No caso de candidato estrangeiro sem currículo Lattes, será aceito curriculum vitae; além da carta de aceite do supervisor pretendido vinculado ao Programa de Pós-Graduação.

Incentivo

A zootecnista Gleice Kelli Ayardes de Melo faz estágio de pós-doutorado voluntário no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez). Ela iniciou o estágio em junho do ano passado, com previsão de conclui-lo em um ano. “Acredito que o estágio pós-doutoral voluntário é uma forma da UFMS incentivar a inserção de pesquisadores qualificados para o nosso estado, especialmente para aquelas áreas da pesquisa acadêmica que são consideradas mais estratégicas”.

Ela acrescenta que sempre teve interesse na carreira acadêmica. “Logo depois da graduação eu ingressei no mestrado, depois fiz o doutorado e nisso eu fui participando de projetos de ensino, pesquisa, extensão, publicando artigos. Minha trajetória profissional foi totalmente dedicada à pesquisa científica e ela só se tornou possível, porque eu estava inserida nesse meio acadêmico”, diz.

Agora, no estágio de pós-doutorado ela está otimista de que vai conseguir alcançar os objetivos profissionais como pesquisadora. “Além disso, eu me sinto motivada a continuar porque eu posso compartilhar meus conhecimentos com os estudantes e professores do programa de pós-graduação e, é claro, tendo a oportunidade de aprender constantemente através do estágio pós-doutoral”.

Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser conferidos no edital.

Texto: Christiane Reis