Humap é a instituição pública federal mais elogiada do Brasil

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), conquistou o primeiro lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU).

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a administração federal recebeu 9.181 elogios de usuários de serviços públicos de 320 instituições federais. No mesmo período, foram 847 elogios para o Humap-UFMS, o primeiro do ranking, com 9% do total. Na segunda posição ficou o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HU-UFMA, também da Rede Ebserh, (619 elogios) e, em terceiro, o Ministério da Economia, com 568.

Os elogios colocam a instituição como uma das mais bem vistas pelo público interno e externo, com relação à prestação de serviços, valorização de pessoal e reconhecimento profissional.

“Em 46 anos de fundação do Humap é a primeira vez que alcançamos o primeiro lugar no ranking nacional da CGU como uma das instituições públicas federais mais elogiadas do Brasil. Esse destaque em nível nacional é um grande orgulho para nossas equipes, para toda a nossa comunidade, para a Rede Ebserh, para a UFMS, para a cidade de Campo Grande e para o Estado de Mato Grosso do Sul, porque demonstra que o hospital está trabalhando arduamente para melhorar a qualidade dos seus serviços assistenciais, melhorar a qualidade da sua formação de profissionais e, ao mesmo tempo, melhorar a gestão, com transparência, eficiência e eficácia. Além disso, coloca a nossa instituição no cenário nacional como uma instituição altamente positiva, que busca sempre a excelência e a qualidade no atendimento assistencial e na formação de profissionais altamente especializados na área da saúde. O primeiro lugar também nos estimula cada vez mais a continuarmos a fazer um trabalho assistencial bastante humanizado, primando pela valorização do nosso paciente e dos nossos colaboradores e também para que possamos criar e manter uma gestão que valorize as pessoas e que se preocupa não só com o desenvolvimento técnico de cada um, mas com o desenvolvimento humano”, afirma o superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva.

Para o Ouvidor do Humap-UFMS, Diego Henrique de Souza Rezende, esse ranking coroa um trabalho de fortalecimento do papel da Ouvidoria como canal de manifestações. “Nos últimos anos a Ouvidoria e a Superintendência do Hospital trabalharam muito no sentido de fomentar a correta utilização do canal de manifestações da instituição, tanto pelo público interno quanto externo, por meio de campanhas de orientação e divulgação. E os resultados alcançados demonstram que essas ações têm sido eficazes, à medida que as pessoas também estão utilizando a Ouvidoria para agradecer, valorizar e reconhecer a prestação de serviços públicos.”

A Ouvidoria do Humap-UFMS compõe a Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF), formada por 38 ouvidorias, incluindo a Ouvidoria-Geral, que é a responsável pela coordenação de toda a rede. Das dez primeiras colocações no ranking de elogios, sete são unidades da Rede Ebserh.

“Em geral, as ouvidoras públicas lidam com insatisfações. É inclusive esperado que seja assim. Por isso, quando uma instituição que lida com saúde e educação – Ebserh – consegue atingir mais de 50% de todos os elogios registrados entre mais de 300 instituições, é sinal de que há um diferencial. O resultado da Rede Ebserh em 2021 e, em especial, do HUMAP, coroam um ano de muito trabalho, muita capacitação e, sobretudo, trabalho em rede – um dos nossos diferenciais!” Savana Dantas, Ouvidora-Geral da Ebserh.

Entre os tipos de manifestações possíveis estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento), simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR, e esta é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pelo Ministério da Transparência e Controladoria (CGU), o “Painel Resolveu” tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Texto: Assessoria de Comunicação Humap-UFMS/Ebserh