Reitor e vice falam à Rádio Educativa UFMS sobre realizações institucionais em 2021 e perspectivas para 2022

Na manhã desta sexta-feira, 17, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo foram os entrevistados da Rádio Educativa UFMS 99,9. Entre os assuntos abordados estiveram as realizações institucionais em 2021 referentes à formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, às ações e projetos de enfrentamento à Covid-19 e à biossegurança e ainda as perspectivas para ingresso de novos estudantes, recepção aos calouros e veteranos e a realização de concursos para técnicos administrativos e professores.

O reitor iniciou declarando que a continuidade da educação e da ciência é mérito da comunidade universitária. “Agradeço aos nossos professores, técnicos administrativos, estudantes, nossas lideranças institucionais e também aos nossos parceiros, instituições públicas e particulares que, com muita perseverança, colaboraram para que encontrássemos caminhos para a garantia do direito à saúde da nossa comunidade e também à manutenção da Educação Superior. Em março de 2020 a Universidade decidiu pela continuidade das atividades e hoje colhemos os frutos, com as colações de grau e ingresso de novos profissionais no mercado para ajudar o nosso Brasil”, disse.

A vice-reitora agradeceu a todos os membros do Comitê Operativo de Emergência (COE) que, a todo o tempo, acompanharam a situação pandêmica e trataram do planejamento estratégico para o cuidado com a comunidade universitária e manutenção da missão institucional. “O principal ganho que tivemos foi a segurança de nossos servidores e a continuidade da nossa missão, da formação dos jovens com qualidade no ensino. Ainda, atendemos à comunidade com ações como a produção de álcool para a Universidade e outras instituições, levamos insumos para aldeias, trabalhamos na testagem da Covid-19 e muitos outros projetos em todas as áreas do conhecimento. Tudo isso reverberou positivamente na formação dos estudantes, formação que não é só técnica, mas também humana, cidadã, responsável, ética, com um olhar para o futuro e para a sustentabilidade”, disse.

“Universidade é isso, transformação social. Nossos estudantes chegam, passam por uma trajetória de reflexão, amadurecimento, de conhecimento técnico e se formam. É um ciclo. Em 2021 tivemos 3 mil graduados, o que muito nos orgulha. E, para 2022, aumentamos as vagas de ingresso, são 5.500 novos jovens que chegam e nós professores, técnicos, educadores, estamos à disposição com muito amor e carinho para recebê-los”, declarou o reitor.

“Estamos também com o edital aberto para 1.300 interessados em nossos cursos de mestrado e doutorado. Importante destacar que são cursos gratuitos nos quais o cidadão tem a oportunidade de fazer Ciência na UFMS. Neste ano ficamos entre as 50 instituições que mais realizaram depósitos de patente, o que significa que nossos pesquisadores estão inovando, descobrindo novas formas, produtos e processos, é a Ciência em prol da sociedade. A seleção para as pós-graduações será unificada, com prova on-line, facilitando a participação. Assim como na graduação temos cursos de excelência, orientadores de alto nível, uma oportunidade de contribuir para o avanço da Ciência brasileira e mundial”, acrescentou a vice.

Sobre os concursos, o reitor agradeceu a parceria dos pró-reitores de Graduação, Cristiano Costa Argemon Viera e de Gestão de Pessoas, Andreia Maldonado, e do Ministério da Educação (Mec), para os concursos de professores substitutos, que está em andamento, e de técnicos administrativos e novos professores, que devem ser lançados na próxima semana. “Para o desenvolvimento da Ciência temos de ter pessoal qualificado. O concurso para técnicos administrativos terá 45 vagas para diversos cargos. A previsão é de que o edital seja publicado na próxima semana. E para 2022 temos a previsão também de concurso para 30 novos professores para diferentes cursos. Tudo isso é possível graças à governança, a uma equipe maravilhosa, ao time de gestores que a Universidade tem”, pontuou.

Sobre o retorno das aulas, a vice-reitora destacou a expectativa para as atividades presenciais. “Temos uma ampla vacinação e agora com a aprovação para vacinação das crianças temos esperança de um momento ainda mais favorável. Com a pandemia, todos aprendemos muito e acredito que esse novo olhar para a Educação, as tecnologias de informação e comunicação estarão sempre presentes no nosso dia a dia. Teremos nossa tradicional recepção dos estudantes em todos os câmpus. Para todos nós, é sempre um momento de festa e alegria. Claro, todos os cuidados para mantermos a biossegurança continuarão, temos todo o material explicativo sobre conduta pessoal e coletiva e continuaremos com as orientações à comunidade”, informou.

O reitor lembrou que além dos calouros de 2022, os ingressantes de 2020 e 2021 também ainda não tiveram muitos momentos de vivência na Universidade. “Eles também devem estar ansiosos para esse momento. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber a todos os nossos estudantes”.

Confira a entrevista na íntegra no site da Rádio Educativa UFMS 99,9.

Texto: Ariane Comineti