Alunos de escolas municipais de Terenos visitam a Cidade Universitária

Na manhã desta sexta-feira, 3, a Cidade Universitária em Campo Grande recebeu a visita de alunos de seis escolas municipais de Terenos. As 110 crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos de idade, conheceram laboratórios, caminharam pela Universidade e realizaram atividades no Parque da Ciência da UFMS.

Participaram estudantes das escolas municipais: Alvaro Lopes, Jamic Polo, Professora Vilma Fátima de Assis Barreto, Antonio Sandim, Isabel de Campos Widal Rodrigues e Assentamento Campo Verde. Os alunos foram divididos em dois grupos para as atividades.

A estudante Julia de Matos do 5º ano da escola Álvaro Lopes disse que nem dormiu direito nesta noite. “Estou muito feliz de estar aqui, achei muito legal e gostei de tudo. Eu sempre gostei muito dessas coisas de Ciências. Estou muito ansiosa pra conhecer o Parque”, revelou.

A professora Janaína Duim Rezende, que está na coordenação da escola, ressaltou que trazer os alunos para conhecer a Universidade auxilia no desenvolvimento de seus sonhos. “É a descoberta de um mundo novo, eles ficaram encantados com os laboratórios, com tudo o que pode ser feito e construído com o aprendizado. Essa vivência de Universidade torna mais real tudo o que podem ser quando crescerem”, apontou.

A diretora de Popularização da Ciência em exercício, Naiade Valenzuela de Alcântara, explicou que são vários projetos realizados pela UFMS para promover a aproximação entre sociedade e Ciência. “Nós fazemos essa articulação entre a comunidade e os projetos da Universidade. A visitação ao Parque da Ciência é uma ação do Vem pra UFMS que é realizada todos os sábados, das 7h às 11h, desde 13 de outubro até 11 de dezembro. Todas as escolas e grupos interessados podem vir conhecer os equipamentos e realizar atividades. Temos bolsistas dos cursos de Artes Visuais, Audiovisual, Jornalismo e Educação Física que explicam cada monumento e também realizam oficinas de pintura, de educação física, entre outras. O projeto é aberto a toda a comunidade, então os pais das crianças e adolescentes também podem vir participar”, informou.

O estudante do 4º semestre da Licenciatura em Artes Visuais, Jefferson Cardoso é bolsista do projeto e para esta manhã programou junto aos outros bolsistas ações de recreação, pintura e desenho. “A ideia é apresentarmos os monumentos de Física do Parque da Ciência e também realizarmos essas outras atividades. Participar do projeto para mim é poder colocar os conhecimentos que são trabalhados no curso em prática com a comunidade e também auxiliar nesse contato da comunidade com a Universidade, mostrar o que fazemos aqui”, afirmou.

Representantes de escolas e de outros grupos que queiram realizar visitas ao Parque da Ciência da UFMS podem entrar em contato com a Diretoria de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) pelo telefone (67) 3345-7146 ou e-mail dipc.proece@ufms.br.

Texto e fotos: Ariane Comineti