Começou nesta sexta-feira, 12, o 7º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (Diern), evento bienal que reúne pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação, além de profissionais da gestão e serviços assistenciais.
O Congresso, realizado on-line, por meio de plataforma exclusiva do evento, reúne 60 palestrantes nacionais, europeus e de países da América do Sul e já iniciou com 600 inscritos. As inscrições ainda podem ser feitas clicando aqui. Serão três dias de evento, 12, 19 e 26 de novembro. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da UFMS, que estimula a pesquisa sobre doenças responsáveis por afetar populações mais vulneráveis da sociedade.
Na abertura do evento, na manhã de hoje, a vice-reitora Camila Ítavo destacou a contribuição da Universidade para disseminar o conhecimento. “Agradeço a todos os palestrantes que vão nos brindar com muito conhecimento. Estamos preparando uma homenagem da UFMS a todos que estiveram na luta contra a Covid. Somos muito agradecidos pelo trabalho de todos e é muito bom ver como a UFMS contribui e ajuda a todos da sociedade”, declarou. A vice-reitora também agradeceu o apoio do governo nas ações.
Para a secretária adjunta de saúde do estado, Crhistinne Maymone, a união de esforços é fundamental para promover o debate. “Este ano o Diern tem um brilho especial. Vamos discutir os avanços da ciência e em especial sobre essa doença, Covid-19. Somente com a união de esforços conjuntos de todos os segmentos e instituições é que podemos ter e prover melhores condições de vida e saúde para a população, embasados no conhecimento científico”, disse a secretária.
O diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Marcelo Luiz Brandão Vilela, também destacou a relevância do evento. “O Congresso é muito importante e a UFMS tem papel bastante fundamental. O evento anterior foi muito bom, houve grande participação e esse ano se espera que essa procura se repita, porque os especialistas que vão ministrar as palestras trarão muito conhecimento e inovação”.
Para o presidente da comissão organizadora do Congresso, James Venturini, “o Diern é um marcante evento no campo de doenças infecciosas. Foi um prazer ver colegas falando sobre essas doenças, principalmente na luta contra a Covid e mostrando que a ciência sempre vence”. O professor do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) Everton Falcão de Oliveira, também participou do evento, entre outras autoridades.
Para conferir a programação completa clique aqui.
Texto: Christiane Reis