UFMS apresenta práticas sustentáveis em webinar promovido pela UFMT

A UFMS foi convidada para falar sobre as práticas de sustentabilidade desenvolvidas na instituição no 2º Webinar de Sustentabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizado na tarde de amanhã, 27.

O convite foi feito pela comissão do Plano de Logística Sustentável da UFMT, equipe organizadora do webinar, após assistirem a apresentação da UFMS no Workshop Internacional do Ranking GreenMetric (IWGM) 2021, em agosto. “A participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no evento é muito importante para que as iniciativas e os esforços relacionados às práticas mais sustentáveis nos câmpus universitários no Brasil sejam divulgados, bem como as características regionais sejam adequadamente utilizadas em discussões de alcance global”, disse a presidente da comissão, Maria Daniele Teixeira.

O responsável por representar a Universidade no evento será o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves. Ele fará uma contextualização das ações da UFMS, desde o Plano de Desenvolvimento Institucional e o estatuto interno, passando pela criação da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e o alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, até a Política de Sustentabilidade e o programa UFMS Sustentável.

Segundo Leonardo, o relato e a divulgação de práticas bem-sucedidas no âmbito da sustentabilidade podem inspirar outras instituições, ainda mais levando em consideração que a UFMS aplica este conceito não só em relação ao meio ambiente, como também nas áreas sociais e na governança da gestão.

“Eventos como este proporcionam a troca de experiências e boas ideias entre as universidades e, principalmente, divulgam e sensibilizam tanto a comunidade universitária quanto a comunidade externa sobre as ações sustentáveis que são desenvolvidas dentro das universidades. Quanto mais se divulga que há ações de sustentabilidade e que elas estão dando certo, maior é a adesão de todos”, afirma o diretor.

Junto à UFMS também apresentarão práticas sustentáveis a Unicamp, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A sessão terá início às 14h15.

O evento será realizado remotamente, com transmissão pelo YouTube, e haverá certificação para os participantes. Acesse bit.ly/WebinarSustentabilidade2021 para se inscrever.

Texto: Leticia Bueno