Curso de extensão promove live hoje (8) sobre narrativas de ditaduras e exílios

Às 19h de hoje, 8, será transmitida a live “ENTRE-PÁTRIAS: narrativas de ditaduras e exílios em primeira pessoa”, promovida pelo curso de extensão História e Educação no Bicentenário da Independência do Brasil, promovido pelo Portal do Bicentenário, em parceria com o Laboratório de Ensino de História e Cultura Escolar da UFMS.

O professor convidado para falar sobre o tema é Jorge Christian Fernández, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach). Ele debaterá sobre a vida de crianças em exílio junto aos estudantes do curso de História matriculados na disciplina “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” – Adriana Keiko Hayafuji,  Eduardo Tura e Sophia Fontana da Silva – e da professora Dilza Porto Gonçalves.

Segundo Dilza, o objetivo do curso de extensão é “produzir conteúdos e materiais didáticos para as professoras e professores, e estudantes da Educação Básica brasileira, podendo ser de interesse, também, de docentes e discentes do Ensino Superior, e a todas e todos que se interessam pelas temáticas relacionadas ao Processo de Independência do Brasil e os 200 anos do Brasil independente”, explica.

O Portal do Bicentenário da Independência do Brasil, vinculado a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, é uma iniciativa em rede constituída por membros de várias universidades, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação,  sindicatos docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, etc. com o objetivo de produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos.

De acordo com Dilza, a parceria entre a UFMS e o Portal se deu durante seu estágio pós-doutoral. “Durante o estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, entrei em contato com a proposta e desde o início da idealização do projeto fui escolhida por meus pares (professoras e professores de diversas universidades do país e professoras e professoras da Educação Básica), para ser a coordenadora do Grupo de Trabalho 5, que propõe a produção e curadoria de conteúdos para Portal do Bicentenário”, conta.

As próximas transmissões já estão definidas e ocorrerão até novembro:

• 22/10 – “Movimento Estudantil e a juventude como sujeitos dos Movimentos Sociais”, com a professora Mariana Esteves de Oliveira (CPTL);
  • 29/10 – “Educação indígena em MS”, com a professora Adir Casaro do Nascimento (UCDB);
  • 05/11 – “Educação e patrimônio quilombola em MS”, com a professora Manuela Areias da Costa (UEMS);
  • 12/11 – “Educação e Diversidade de Gênero”, com o professor Tiago Duque (Fach/UFMS);
  • 19/11 – “Educação do Campo e Movimentos Sociais”, com a professora Célia Piatti (Faed/UFMS).

Acesse o canal do Portal do Bicentenário no YouTube para acompanhar as lives.

Texto: Leticia Bueno