Atividades físicas em modalidades diversas estão sendo promovidas este semestre

Atividades físicas são de grande importância na manutenção de uma vida saudável e equilibrada, pois movimentar o corpo – seja com dança, esportes ou qualquer outra modalidade – estimula a sensação de bem-estar, contribui para uma melhor qualidade do sono, entre outros muitos benefícios.

Para o segundo semestre de 2021, a UFMS está promovendo diversas ações que estimulam a prática de atividades físicas, com o objetivo de contribuir com a saúde da comunidade e com a adesão a bons hábitos.

O Programa Esporte Universitário (PEU) está realizando três ações na Cidade Universitária: partidas de futebol no Estádio Morenão de forma presencial, aos sábados de manhã; aulas de dança de salão em casa, por meio do Google Meet, às 18h nas quartas-feiras; e lives para a prática de atividades físicas, como alongamentos e ginástica leve a moderada, às 8h30 das segundas e quartas-feiras. “Todos os projetos têm atendido o público universitário e a comunidade externa”, aponta a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edineia Aparecida Gomes Ribeiro.

Outro projeto com foco na prática esportiva é o Incluir pelo Esporte, coordenado pela professora Marina Brasiliano Salerno. O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao esporte ao incluir Pessoas com Deficiência em atividades de diferentes modalidades ou até mesmo prepará-las para competições de paradesporto.

No Campus de Paranaíba (Cpar) também estão sendo realizadas diversas atividades, com o programa Cpar Saúde e Esporte. As ações estão programadas para acontecer de setembro a dezembro. No dia 18 de setembro haverá um aulão com treino funcional na Praça Espelho D’água. No dia 23 de outubro, a aula de dança “Vem Dançar Comigo”, também na Praça Espelho D’água. Já no mês de novembro, no dia 9, será a aula “Alimentação e Emocionalidade: uma dupla imbatível contra a ansiedade”; no dia 20 a atividade de prática ciclista “Pedal Cpar”; e nos dias 25 e 26, aulas de ginástica laboral e consultoria fitness. Para finalizar, em 12 de dezembro será realizada a 1ª Corrida Cpar Saúde e Esporte, com um trajeto de cinco quilômetros.

De acordo com Edineia, também estão sendo planejadas a 10ª Volta UFMS, corrida já tradicional que ocorre na Cidade Universitária, e a 2ª Caminhada nos Câmpus. Ambas as atividades estão previstas para acontecer presencialmente no mês de novembro.

Acesse proece.ufms.br para obter mais informações sobre todas as atividades de esporte promovidas na Universidade.

Jogos Universitários

No final de agosto a Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos articulou a participação dos estudantes atletas nos Jogos Universitários, nas modalidades: Atletismo feminino e masculino, Karatê masculino, Natação feminino, Judô masculino e feminino, Handebol, Futsal e Voleibol masculinos e Basquetebol masculino e feminino.

“Devido às competições, nós liberamos o uso das quadras esportivas para os treinamentos dos estudantes atletas. Para isto, eles precisam solicitar o agendamento do espaço esportivo e se comprometer em adotar as medidas de biossegurança da UFMS”, reforça Edineia.

Atenção: para que seja permitida a prática de atividades físicas presenciais, todos devem seguir à risca o Plano de Biossegurança da UFMS e o Plano de Biossegurança da unidade onde a atividade está lotada. O uso de máscara facial, o distanciamento entre as pessoas e a higienização das mãos são obrigatórios. Acesse ufms.br/coronavirus para mais informações.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno