Software para gerenciar informações sobre idosos leva transformação digital a asilo

Fundado em 1923, o Asilo São João Bosco, que atualmente atende 82 idosos, agora tem à disposição da equipe de profissionais o software “Sistema Asilo São João Bosco”, desenvolvido no Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação (Facom) da UFMS. Na tarde desta quarta-feira, 4, o reitor Marcelo Turine fez a entrega do software aos representantes da entidade. A solenidade ocorreu, no auditório do complexo EaD e Escola de Extensão da Universidade.

Por meio do sistema a equipe terá acesso a informações dos acolhidos de forma rápida e dinâmica. “Ação filantrópica, social, ação de amor junto aos nossos idosos. Quero parabenizar a equipe da Facom que acompanhou o movimento da transformação digital”, disse Turine em seu pronunciamento.

Ele também falou sobre a importância do desafio da inovação. “ Um orgulho muito grande ver nossos alunos terem soluções inovadoras, para poder dar uma dinâmica e cada dia mais atender as pessoas do Mato Grosso do Sul”.

Para a superintendente executiva do Asilo São João Bosco, Cleo Shamah, o software vai agilizar o trabalho da equipe multidisciplinar, que atende os idosos.

“Não tínhamos um sistema para integrar os profissionais. Quando o idoso é acolhido precisamos coletar todas as informações sobre ele, agora com o sistema, vamos alimentar com os dados e teremos mais agilidade”, declarou.

O software foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) por meio da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) e estará à disposição do Asilo São João Bosco para a implantação do sistema e início do funcionamento.

Software

O software foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Engenharia de Software, Éricca Rickli, Gabriel Martinez e Rafael Patrício Rodrigues. Segundo o supervisor Rodrigo Funabashi, o asilo submeteu a ideia por meio do Edital de Captação de Propostas para o Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Facom. “O foco era informatizar todo o processo, que antes era feito de forma manual”, disse.

Para o diretor da Facom Henrique Mongelli o desenvolvimento dos projetos é oportunidade para os acadêmicos colocarem em prática o que aprendem. “Os alunos colocam em prática o conhecimento deles durante o curso de Engenharia de Software e eles fazem esses artefatos de software, mediante propostas que vem da sociedade. Temos edital para receber essas propostas”.

Segundo o técnico em Tecnologia da Informação, Michel Mottta da Silva, que também acompanhou o trabalho, o projeto foi desenvolvido durante um ano e meio. “O Núcleo tem a proposta de proporcionar a vivência prática aos alunos durante o curso. Nós enquanto técnicos temos a função de apoiar o desenvolvimento da ideia junto com o professor responsável”.

O Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Facom recebe, até amanhã, propostas para o desenvolvimento de artefatos de software. Podem participar pessoa físicas da comunidade acadêmica e externa e também representantes de pessoa jurídica. Para saber mais clique aqui.

Texto: Christiane Reis