Webinar discute educação para desenvolvimento sustentável em escolas

Nesta quarta-feira, 16, foi realizado o Webinar de Lançamento dos Guias de Educação para a Sustentabilidade na Escola, realizado pela Unesco Brasil. O evento apresentou a série Educação para o Desenvolvimento Sustentável na escola (EDS na escola) composta por dez guias com conteúdo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os 17 ODS são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de Gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação.

Na UFMS, desde 2017, todos os projetos realizados são vinculados a um dos 17 ODS. O objetivo é incentivar a participação de toda a Universidade na incorporação e entendimento das metas de sustentabilidade, mudanças climáticas, inovação, empreendedorismo e redução das desigualdades. Segundo a reitora em exercício, Camila Ítavo, a proposta do guia é facilitar a realização de práticas sustentáveis e eficientes, trazendo os ODS para o dia a dia das instituições. “A UFMS está empenhada em incentivar a construção de projetos eficientes para toda a comunidade universitária e para todo o estado, reforçando os objetivos da Unesco”, disse.

Na série, todos os objetivos são trabalhados de forma interligada. Em cada caderno, são sugeridas atividades lúdicas a serem adaptadas conforme cada contexto escolar, atividades que podem ser utilizadas tanto na educação formal como na não formal. De acordo com a Unesco, os professores são atores essenciais para a conscientização das gerações futuras e da comunidade escolar como um todo, por isso a série tem como objetivo ser uma referência para que profissionais da educação possam trabalhar os ODS com seus alunos. Para cada uma das 84 atividades propostas nestes guias, a Unesco produziu fichas pedagógicas com a indicação de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular para as cinco áreas do conhecimento. A série está disponível aqui.

Para as discussões do Webinar foram convidados: Receba Otero, coordenadora de Educação da Unesco Brasil; Cristian Bravo, consultor de EDS Orealc/Unesco Santiago; Mariana Alcalay, oficial de projetos de educação da Unesco Brasil; Rita Silvana Santos, professora da Faculdade de Educação da UnB; Tereza Moreira, escritora e educadora ambiental; Wagner Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo; Ayla Julia Ferreira dos Santos e Valentina Altran, estudantes e mediadoras dos ODS (SME-SP); e Maria Rehder, consultora de EDS da Unesco Brasil.

“É muito prazeroso lançar um trabalho de tanto sucesso e tão interessante. No Brasil, temos resultados muito positivos na implementação da EDS no currículo da cidade de São Paulo, que foi o primeiro a ter os objetivos de aprendizagem alinhados a Agenda 2030. Esse ano foi um ano difícil, por conta das consequências da pandemia, os desafios são muitos. A Unesco fez um chamado aos governos para que todos apoiem a humanidade a redesenhar nossas sociedades, que reconstruam seus sistemas de ensino e mudem a educação de forma que ela atenda a emergência climática, aos desafios da pandemia da Covid-19, por meio da EDS. A EDS apoia os esforços para fornecer aos estudantes conhecimentos, habilidades, valores, atitudes necessárias, contribuindo para um mundo mais inclusivo, justo, pacífico, sustentável”, disse Receba Otero, durante a abertura do Webinar. As discussões foram mediadas por Maria Rehder. Saiba mais sobre o que a Unesco faz em EDS no Brasil aqui.

O webinar foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Unesco Brasil e pode ser conferido abaixo.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Unesco Brasil